Leis de ohm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
George Simon Ohm – Leis de Ohm

Georg Simon Ohm (Erlangen, 16 de Março de 1789 — Munique, 6 de Julho de 1854) foi um físico e matemático alemão. Irmão do matemático Martin Ohm.
Em 1817 foiprofessor de matemática no colégio jesuíta de Colônia e na "Escola Politécnica Municipal" de Nuremberga (hoje em dia Georg-Simon-Ohm-Hochschule Nürnberg) de 1833 a 1849.[1] Em 1852 tornou-se professor deFísica experimental na Universidade de Munique, na cidade onde viria a falecer.

Ohm estabeleceu teoricamente a lei que leva seu nome em 1827.Procurando analisar a possível relação entre a tensão e aintensidade de corrente que atravessa um condutor. Ele assemelhava a corrente elétrica ao movimento de um líquido num canal, comparado a diferença de potencial à diferença de nível no líquido. Verificouque a intensidade da corrente, medida em Ampères, e a diferença de potencial (ou tensão), medida em Volts, estão relacionadas segundo uma proporção constante. Essa proporção denomina-se resistênciaelétrica. Um aspecto interessante é que, trabalhando numa época em que os fenômenos elétricos ainda eram muito obscuros, ao enunciar sua lei, ele definiu com clareza a corrente elétrica de um condutor,exatamente como concebemos hoje.
Leis fundamentais da corrente elétrica.
"A corrente elétrica é diretamente proporcional à tensão aplicada e inversamente proporcional á resistência do circuito"."A resistência de um condutor é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área de sua seção transversal."
Assim, termos matemáticos, esse princípio – denominado"Primeira Lei de Ohm" – pode ser assim formulado: I=V/R, ou então, V=R.I. Nestas equações, I representa a intensidade da corrente elétrica, V é a tensão que produz em R a corrente, e R é a resistência docircuito à corrente. Isso significa que a corrente aumenta conforme a tensão se eleva, mas diminui quando a resistência aumenta de valor. Conforme gráfico I, gerado a partir da tabela I na página 4....
tracking img