Pneumonia e asma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pneumonia

Pneumonia é uma infecção ou inflamação dos pulmões. Pode ser causada por vários microrganismos diferentes, incluindo vírus, bactérias, parasitas ou fungos. Mais de metade de todos oscasos de pneumonia é causada por bactérias e, destas, o pneumococo é o mais frequente. Muitas vezes, a pneumonia evolui a partir de uma simples gripe ou constipação mal curadas.
A pneumonia bacterianaclássica, inicia-se de forma abrupta, com febre, calafrios, dores no tórax e tosse com expectoração (catarro) amarelada ou esverdeada por vezes com sangue à mistura.
Na maioria dos casos, aspneumonias tratam-se em casa, com antibióticos, mas o internamento hospitalar pode ser necessário, em particular quando o paciente é idoso.
No ano de 2007, mais de 34.000 pessoas foram internadas em Portugalcom esta doença. A pneumonia foi a causa de morte de seis mil portugueses em 2006, de acordo com dados do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias.

Epidemiologia

No Brasil, a pneumoniafoi a causa básica de 17.220 mortes na faixa etária de 65 anos ou mais, durante o ano de 1996. De acordo com o Serviço de Vigilância Epidemiológica da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), a taxa dehospitalização por gripe e pneumonia em idosos foi de 12,5 por 1.000 habitantes. Os dados de hospitalização do Sistema Único de Saúde (SUS) demonstram que a pneumonia é a terceira causa de internaçõesentre indivíduos com 65 anos de idade ou mais, representando 6,8% do total de internações hospitalares no SUS, com um custo médio unitário de R$ 194,09. Em 1997, 17,8% das Autorizações de InternaçãoHospitalar (AIHs) foram decorrentes de doenças respiratórias agudas e pneumonia em idosos, representando um custo de R$99,7 milhões. Pode causar morte.
Sinais e Sintomas
Febre alta;
Tosse;
Dor notórax;
Alterações da pressão arterial;
Confusão mental;
Mal-estar generalizado;
Falta de ar;
Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada ou cor de tijolo, às vezes com rajas de...
tracking img