1224910

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR BLAURO CARDOSO DE MATTOS – FASERRA

ALESSANDRA FARIAS DE ALMEIDA

EXAME DE SUFICIENCIA – CFC LEI 12.249/10 APLICADO PELO CRC/ES

SERRA
2011

ALESSANDRA FARIAS DE ALMEIDA

EXAME DE SUFICIENCIA – CFC LEI 12.249/10 APLICADO PELO CRC/ES

Trabalho para exigência da disciplina Monografia I do Curso de Graduação em Ciências Contábeis do Instituto de EnsinoBlauro Cardoso de Mattos - Faserra, sob orientação da Professora Priscila dos Santos Pugliesi.

SERRA
2011

SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. PROBLEMATIZAÇÃO 4
3. JUSTIFICATIVA 5
4. OBJETIVOS 6
4.1. OBJETIVOS GERAIS 6
4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
5. REFERENCIAL TEÓRICO 7
5.1. Lei 12.249/10 8.
5.2. Exame do Conselho Regional de Contabilidade 9.
5.3. Conteudo da Prova do 1º Exame de SuficienciaCFC/ ES 109
5.5. Resultado do Exame CFC X OAB 11
6. METODOLOGIA 16
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
8. CRONOGRAMA 19


1. INTRODUÇÃO
O ambiente de trabalho do profissional contábil está em constante mudanças decorrente de órgãos reguladores, globalização e tecnologia de informações e comunicação. Sua atuação não se limita fornecer informações a credores einvestidores, mas no atendimento a usuários de informações financeiras e não-financeiras. Outro aspecto que podemos ressaltar é a complexidade das organizações e suas transações que necessitam de profissionais cada vez mais capacitados para satisfazer as novas demandas.
O Exame de Suficiência foi instituído pela Lei nº 12.249/2010, que alterou o artigo 12 do Decreto-Lei nº 9.295/46. De acordo com anova redação, esse artigo estabelece que os profissionais contábeis somente poderão exercer a profissão mediante os seguintes requisitos: conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

A regulamentação do Exame de Suficiência como requisito para obtenção ourestabelecimento de Registro Profissional em CRC consta da Resolução CFC nº 1.301/10, publicada no dia 28 de setembro. O conteúdo da norma abrange desde a conceituação, periodicidade, aplicabilidade, aprovação e conteúdo programático das provas até aspectos da realização e aplicação do Exame, além de tratar dos recursos, dos prazos e de questões gerais.


2. PROBLEMATIZAÇÃO
O exame de Suficiênciaexige preparação e como a divulgação do retorno do exame ocorreu no segundo semestre de 2010, houve pouco tempo para os alunos se preparem. De acordo com a nova redação, esse artigo estabelece que os profissionais contábeis somente possam exercer a profissão mediante os seguintes requisitos: conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade e aprovação em Exame deSuficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
O presidente da FBC, José Martonio Alves Coelho, afirma, "A aplicação das provas desta primeira edição de 2011 do Exame de Suficiência foi bastante satisfatória. Tudo transcorreu dentro da normalidade, considerando-se um certame desse porte, realizado simultaneamente em 116 cidades brasileiras e com mais de 16 mil inscritos.Todos os candidatos que compareceram aos seus locais de prova puderam fazer o Exame. A Fundação Brasileira de Contabilidade e o Conselho Federal de Contabilidade, com o auxílio dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), trabalharam com afinco e zelo para garantir a eficiente organização e a devida ordem durante a aplicação do Exame em todo o Brasil. Essa experiência bem-sucedida será de grandevalia para as próximas edições do Exame".

3. JUSTIFICATIVA

Considerando que um dos objetivos da Instituição de Ensino é preparar o aluno para o mercado de trabalho e que o objetivo do exame do CFC é habilitar profissionais para o mercado de trabalho, existe uma grande oportunidade para melhoria tanto no exame de suficiência, bem como, para reformas Curriculares. Devemos prosseguir o...
tracking img