Leis de newton

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação


Este trabalho tem por objetivo ser um complemento no aprendizado não só do aluno que elaborou, mas todos os que tiverem a oportunidade de desfrutar e explorar os assuntos citados.

O conteúdo apresentado segue os padrões de normalização e pesquisa aceitas no meio acadêmico e esta sem duvida nos critérios estabelecidos pela professora Ana Grise.

Todo o conteúdo foirevisto pelo autor para permitir uma relação próxima com o leitor, favorecendo uma maior compreensão do trabalho.






































Leis de Newton


Primeira Lei: (Lei da Inércia)

A primeira lei de Newton analisa os corpos em equilíbrio. Newton, a partir das experiências de Galileu, enunciou que:
“Num referencial inercial, um pontomaterial encontra-se em equilíbrio quando a resultante das forças aplicadas nele for nula.”
A resultante das forças aplicadas num ponto material é nula quando ele se encontrar num local bem distante de outros corpos e dessa forma, não receber a ação de nenhuma força; ou, quando esse ponto material receber a ação de forças for igual a zero.
Fr = 0 => Ponto material em equilíbrio.
Fr = 0 => Pontomaterial em repouso ou em movimento Retilíneo e uniforme.

Segunda Lei: (Lei da proporcionalidade)

A primeira lei de Newton das condições de equilíbrio de um ponto material, ou seja, analisa as condições em que esse ponto material se encontra, em repouso ou em movimento Retilíneo Uniforme. A segunda lei trata dos pontos matérias que não se encontram em equilíbrio, ou seja, daqueles que possuemaceleração.
No estudo da segunda lei de Newton, vamos usar a massa de um corpo. Para tanto, vamos entender o seu conceito.
Muitos professores de Ciências definem a massa de um corpo como a quantidade de matéria que o compõe. Entretanto, na Mecânica Newtoniana massa é uma medida quantitativa da inércia de um corpo.
De uma maneira simplificada, podemos dizer que a massa mede a dificuldade queencontramos para vencer a inércia de um corpo. Por exemplo, precisamos muito menos de força para frear uma bicicleta que frear um caminhão carregado. Por isso dizemos que a inércia do caminhão é muito maior, ou seja, sua massa é muito maior que a da bicicleta.
No estudo da Física Newtoniana, consideramos a massa de um corpo como sendo constante, qualquer que seja o lugar que esse corpo se encontre ouqualquer que seja sua velocidade.

______________________________________________________________________
No estudo da Física moderna, aquela desenvolvida a partir de 1905, a massa de um corpo não é constante. Ela varia com a mudança da sua velocidade. Porém, a variação da massa do corpo só é percebida pra violentas variações da velocidade do corpo, da ordem da velocidade da luz no vácuo. Oestudo das partículas subatômicas aconteça nos grandes aceleradores de partículas que são túneis de vários quilômetros de comprimento, em que campos elétrico e magnífico aceleram as partículas. Nesses aceleradores de partículas é sentido o aumento da massa também aumenta. Teoricamente, se a velocidade de uma partícula atingisse a velocidade da luz, sua massa seria infinita. Por isso, é impossível umcorpo viajar com a velocidade da luz no vácuo (3 . 10 m/s).
______________________________________________________________________

Terceira Lei: (Lei da ação e reação)

Sobre uma mesa horizontal e lisa encontram-se um ímã e um bloco de ferro. Entre eles existe uma força de atração. Segurando o ímã e abandonando o ferro, este vai de encontro ao ímã. Segurando o ferro e abandonando o ímã,este vai de encontro ao ferro.
Newton observou as forças aplicadas nesses corpos (ímã e ferro) e chegou à conclusão de que essas forças formam um par de ação e reação. A toda ação corresponde uma reação:
>de mesma intensidade;
>de mesma direção;
>de sentidos contrários;
>na mesma linha de ação;
>aplicadas em corpos diferentes;
>mesma natureza (tipo).
Com a ação e a reação estão aplicadas a...
tracking img