Fichamento giddens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ana Paula Pazzin Curiel
Fichamento 2 – Sociologia Giddens



O capitulo de Giddens fala sobre trabalho, formal e informal.
Na Nigéria o trabalho predominante é o informal que compõe cerca de 45% do PIB nigeriano.
Divisao do trabalho.
O trabalho passa a ser mais dividido e mais especializado, alem de ser deslocado das casas para as fábricas após a revolução industrial, a produçãopassou a ser feita em massa, não deixando espaço para a produção artesanal.
Entram em cena o Taylorismo e o Fordismo.
Taylorismo criado por Frederick Winslow Taylor (1865-1915) decomposição do trabalho em varias etapas a fim de otimizar a produção, causando uma alienação do trabalhador, já que ele passaria a conhecer apenas parte da linha de produção “Passou a ser associado à desespecialização edegradação do trabalho”.
O Fordismo era caracterizado pela linha de montagem. Henry Ford (1863-1947), fez uso de alguns princípios do Taylorismo, mas para fabricar apenas um produto o Ford modelo T. Ford entendeu que uma produção em massa exigia uma demanda muito grande e apartir disso, ele aumentou o salário dos seus trabalhadores, para que pudessem consumir o que produziam, proporcionando ummelhor estilo de vida para esses trabalhadores.
Ambos os sistemas possuiam problemas, a produção era rígida e em massa, produzia-se muito do mesmo produto, e com isso foram sendo deixados de lado com o passar do tempo. Com a globalização e o pós-fordismo vimos algo chamado de produção em grupo que consistia em um trabalho de colaboração ao invés das antigas linhas de montagem, com o objetivo depromover a interação dos trabalhadores atuando em conjuntos no processo de produção. Com esse novo sistema os trabalhadores adquirem novas habilidades, maior autonomia e já não precisam de tanta supervisão gerencial.
Com o desenvolvimento da tecnologia a produção tornou-se mais flexível, possibilitou a produção de objetos diversificados sem agregação de custos por isso. Outro sistema é acustomização em massa. Meios como a internet podem ajudar a fornecer informações sobre um cliente para que seja fabricado algo de acordo com o desejo do cliente, um exemplo disso a fábrica de computadores Dell, que apenas atende pelo site, e produz o computador de acordo com o pedido do comprador, destacando que, a produção é feita após a compra, produzindo-se apenas o necessário com as característicassolicitadas segundo a vontade do comprador.
A produção global implica que produções que exigem mão-de-obra como por exemplo de carros ou roupas, muitas vezes são produzidas em países onde essa mão-de-obra é mais barata, “esses processos de produção dominados pela manufatura são organizados como grandes burocracias, controladas, muitas vezes, por uma única firma” um exemplo comum que vemos disso é aempresa Wall-mart. “Varejistas e frabricantes irão a qualquer lugar sobre a Terra onde possam pagar os salários mais baixos possíveis” muitas vezes as roupas que usamos são produzidas por trabalhadores que não ganham quase nada ou por adolescentes que recebem centavos para produzir coisas que serão vendidas por dezenas e até milhares de doláres.
Hoje em dia, um símbolo dos trabalhadores do mundotodo, são os sindicatos, que tem por objetivo garantir os direitos dos trabalhadores da maioria dos países, que tomou força logo após a Segunda Guerra Mundial. Na Inglaterra, entre as décadas de 1970 e 1980, mais de 50% dos trabalhadores faziam parte dos sindicatos. Durante o período após 1980 houve um declínio da influência dos sindicatos, que perderam força no mundo todo, não há como afirmarexatamente porque houve esse enfraquecimento, mas em épocas em que o desemprego se encontra alto, como no período entre 1980 e 1990, podemos observar uma baixa na popularidade dos sincalistas. Além disso, com a modernização dos meios de produção os trabalhadores passaram a ser mais independentes o que também influência na diminuição da força do sindicalismo, que é mais forte quando observamos...
tracking img