Leis de newton

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Leis de Newton

[pic]
Isaac Newton

a) 1ª Lei de Newton (Princípio da Inércia)

"Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que sejaobrigado a mudar seu estado por forças impressas nele"

Galileu chamou de Inércia a tendência que os corpos apresentam de resistir à uma mudança em seu movimento.
Alguns anos mais tarde,Newton refinou a idéia de Galileu e a tornou sua primeira lei, também conhecida como Lei da Inércia: "Todo corpo continua em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme, a menos que uma força atuesobre ele".
Esse princípio indica que a velocidade vetorial de um ponto material, não varia. Se o ponto estiver em repouso permanece em repouso e, se estiver em movimento, permanece comvelocidade constante realizando movimento retilínio e uniforme.
Assim, se ele está em repouso continuará em repouso; se estiver em movimento, continuará se movendo em linha reta e com velocidadeconstante.
Exemplos:

Coloque um pedaço de cartolina sobre um copo, e sobre a cartolina uma pequena moeda. Quando você dá um forte 'peteleco' na cartolina,pode-se ver que a moeda cai dentro do copo.

Quando uma pessoa cavalga. Quando o cavalo pára subitamente, a pessoa que estava em movimento tende a continuar seumovimento, sendo lançada para frente. Este exemplo também ilustra a importância do uso do cinto de segurança em um automóvel onde, sua ausência fará com que seu corpo seja lançado, tendendo acontinuar o movimento que possuía antes.

b) 2ª Lei de Newton (A Força)

"A mudança do movimento é proporcional à força motriz impressa e se faz segundo a linha reta pela qual se imprime essa força"Força , em física, qualquer ação ou influência que modifica o estado de repouso ou de movimento de um corpo. A força é um vetor, o que significa que tem módulo, direção e sentido. Quando...
tracking img