Teoria geral de sistemas - tgs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ênfase na Tecnologia e Ênfase no Ambiente

Teoria Geral de Sistemas - TGS

Teoria Geral de Sistemas

Desde 1950 que a Teoria Geral de Sistemas (TGS) é estudada. O biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, abordando as questões científicas e empíricas ou pragmáticas dos sistemas, deu os primeiros passos.
O foco de seus esforços estava na produção de conceitos que permitissem criar condições deaplicações na realidade empírica e pragmática, sob a óptica das questões científicas dos sistemas.
Muito rapidamente houve uma preocupação de integrar as premissas da TGS nas várias ciências naturais e sociais. Como resultado, a teoria tornou-se um gênero mais amplo de estudar os campos não-físicos do conhecimento científico, especialmente as Ciências Sociais. É claro que essa teoria desistemas, ao desenvolver princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas, aponta para um objetivo definido: a unidade da ciência.
TGS surgiu como uma teoria dos sistemas biológicos, econômicos ou mecânicos.
Teoria Geral de Sistemas Bertalanffy ensinou:
– Interessante abordar questão do todo (sistema) – Características de um sistemaobservadas em outro – Aplicação em diversas áreas do conhecimento.

TEORIA GERAL DE SISTEMAS é uma teoria que tem por objetivo melhorar a compreensão sobre sistemas, podendo ser aplicada, de forma geral, a todo o tipo de sistemas. É interdisciplinar, pois para a sua compreensão e aplicação recorre-se a conceitos de Filosofia, Sociologia, Biologia, Psicologia e Administração, entre outros.Conceitos de “Sistemas”
• É um conjunto de elementos interdependentes e intera gentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado. É um conjunto de partes reunidas que se relacionam entre si formando um todo É um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado cujas características são diferentes das características das unidades.

TIPOS DE SISTEMAS:
• Quanto suaconstituição:
– Físicos ou concretos – Abstratos ou conceituais

• Quanto a sua natureza:
– Fechados – sem interação com o meio ambiente – Abertos – possui interação com o meio ambiente. É influenciado e influencia o mesmo. A adaptabilidade é um processo contínuo de aprendizagem e auto-organização! O CONCEITO DE SISTEMA ABERTO É PERFEITAMENTE APLICÁVEL À ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

TEORIA GERAL DESISTEMAS
Três premissas básicas:
– Os sistemas existem dentro dos sistemas. Sistemas são constituídos de subsistemas. – Os sistemas são abertos. Não existem sistemas fechados no mundo real. – As funções de um sistema dependem de sua estrutura.

Sistema e Seus Componentes
• Representação diagramática
– Em cada nível componente se agregam – Fazem emergir sistemas em outro nível.

• Não épropriamente a TGS que interessa, mas seu produto principal: a sua abordagem de sistemas (teoria de sistemas). A teoria de sistemas permite reconceituar os fenômenos dentro de uma abordagem global, permitindo a inter-relação e integração, de assuntos que são, na maioria das vezes, de naturezas completamente diferentes.

TEORIA GERAL DE SISTEMAS
O conceito de sistema proporciona uma visãocompreensiva, abrangente, holística (as totalidades representam mais que a soma de suas partes) e gestáltica (o todo é maior que a soma das partes) de um conjunto de coisas complexas, dando-lhes uma configuração e identidade total.

O conceito geral de sistema passou a exercer significativa influência na administração, sob a óptica da ciência, favorecendo a abordagem sistêmica, que representa aorganização em sua totalidade com seus recursos e seu meio ambiente externo e interno.
Duas características básicas
• Propósito ou objetivo: definidos pelos arranjos de suas unidades ou elementos. Globalidade ou totalidade: qualquer estimulação em qualquer unidade do sistema afetará todas as unidades.

SISTEMAS
• A realidade é feita de sistemas as propriedades dos sistemas não podem ser descritas em...
tracking img