Lei seca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A Lei Seca, implantada há 5 anos em nosso país, não sai dos nossos noticiários, e foi este o tema para os candidatos elaborarem um texto argumentativo-dissertativo, com mínimo de sete linhas emáximo de até 30 linhas. As reportagens falam das “Operações Lei Seca”, intensificadas nos feriados e festividades.
Flagrantes de motoristas dirigindo bêbados, a queda da venda de bebidas alcoólicas emcasas noturnas, os bons exemplos que voltam das festas de táxis ou ainda os grupos de amigos que elegem o “motorista da rodada”, aquele que vai deixar de beber para garantir a volta para casa de maneirasegura.
Esse assunto se desdobra em outras polêmicas que o aluno poderia abordar em sua Redação Enem. O teste do bafômetro, o qual o motorista pode se negar a faz, pois não é obrigado a produzirprovas contra si e o fato de colocar em risco não somente a sua vida, como também de outros indivíduos.
Na Redação Enem o aluno poderia escrever sobre esses aspectos ou ainda sugerir outras soluções paraa problemática combinação “direção+bebida alcoólica”. Questionar o porquê das pessoas, em grande maioria os jovens, insistem em arriscar suas vidas e a dos outros dirigindo bêbados. A ideia de que“isso não vai acontecer comigo” ou “eu sei o meu limite” traz resultados gravíssimos: o número de vítimas do trânsito. Mais de 40 mil pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito no Brasil.

Esseassunto se desdobra em outras polêmicas que o aluno poderia abordar em sua Redação Enem. O teste do bafômetro, o qual o motorista pode se negar a faz, pois não é obrigado a produzir provas contra si e ofato de colocar em risco não somente a sua vida, como também de outros indivíduos.
Na Redação Enem o aluno poderia escrever sobre esses aspectos ou ainda sugerir outras soluções para a problemáticacombinação “direção+bebida alcoólica”. Questionar o porquê das pessoas, em grande maioria os jovens, insistem em arriscar suas vidas e a dos outros dirigindo bêbados. A ideia de que “isso não vai...
tracking img