Experimento 1 -

LEI DE HOOKE

FEX 1001

1

Objetivos

Determinação da constante elástica de uma mola helicoidal. Vericação da Lei de Hooke. Determinação da constante elástica equivalentede duas molas acopladas.

2

Teoria
Ao aplicarmos uma força em uma Se, ao cessar a atuação da força externa, a

Todos os corpos sob ação de uma força de tração ou de compressão deformam-se.mola helicoidal, ao longo de seu eixo, ela será alongada ou comprimida.

mola recuperar a sua forma e tamanho originais, diz-se que a deformação é elástica. Em geral, existem limites de força a partirdo qual acontece uma deformação permanente, sendo denominada região de deformação plástica. Dentro do limite elástico há uma relação linear entre a força externa aplicada e a deformação. É o caso deuma mola helicoidal pendurada por uma de suas extremidades enquanto que a outra sustenta um corpo de massa ou seja, a massa da mola será desprezada. Dentro do limite elástico, a força Newton serádiretamente proporcional a força

m,

provocando uma elongação

x

na

mola. Na presente situação considera-se que a massa da mola seja muito menor do que a massa presa a sua extremidade,

Fatuando na mola será igual ao peso do corpo pendurado, isto é, a elongação x F aplicada, considerando que o corpo esteja em repouso. Utilizando a 2ª Lei de k (L − Lo ) − mg kx = 0 ,
(1)

ΣF = maescrevemos, para a situação de equilíbrio,

= mg

onde

k

é uma constante que depende do material de que é feita a mola, da sua espessura e de seu tamanho, entre

outras, denominadaconstante elástica da mola. Na equação (1) pendurado.

L

é o comprimento da mola estando o corpo de massa

m

Lo

é o comprimento natural da mola, ou seja, seu comprimento quando nenhuma força éaplicada.

3

Descrição do Experimento
Nesta extremidade livre, pendura-se um suporte e sobre ele são colocadas diferentes massas,

O equipamento a ser utilizado é um suporte vertical no qual... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 09). Lei de hooke. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Lei-De-Hooke/65016.html

MLA

"Lei de hooke" TrabalhosFeitos.com. 09 2011. 2011. 09 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Lei-De-Hooke/65016.html>.

MLA 7

"Lei de hooke." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2011. Web. 09 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Lei-De-Hooke/65016.html>.

CHICAGO

"Lei de hooke." TrabalhosFeitos.com. 09, 2011. Acessado 09, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Lei-De-Hooke/65016.html.