Lei de hooke

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- OBJETIVOS


O objetivo geral da experiência realizada em laboratório é vivenciar na prática a força elástica através de análises de situações e de resultados, fatos que irão comprovar a Lei de Hooke.


O objetivo específico da experiência é estudar o comportamento estático e dinâmico nas molas, através de sua deformação elástica, para assim calcular a intensidade da forçaelástica que atua sobre elas.


2- INTRODUÇÃO

O cientista inglês Robert Hooke nasceu em 18 de julho de 1635 em Freshwater, na ilha britânica de Wight (Inglaterra) e morreu em 03 de março de 1703, em Londres. Foi considerado uma figura chave da revolução científica devido a seus feitos, a ele se atribui a invenção do microscópio composto, que consiste de lentes múltiplas (geralmente três - umaocular, uma lente de campo e uma objetiva), a ele se atribui a construção do primeiro telescópio refletor, ele aperfeiçoou instrumentos como Barômetro, inventou o primeiro relógio portátil de corda e desenvolveu a Lei Hooke (Lei das deformações elásticas).
Robert Hooke (1635-1703), em um de seus experimentos observou o comportamento mecânico de uma mola e constatou que quanto maior o pesoapoiado em uma de suas extremidades (a outra extremidade era presa a um suporte fixo), maior seria a deformação elástica (aumento do comprimento) sofrida pela mola. Embora a apresentação da lei seja apresentada com uma mola, pode-se constatar que se estende a qualquer sistema elástico de comportamento similar. Como por exemplo, uma tira de borracha ou um elástico.
Considere uma mola verticalpresa em sua extremidade superior. Aplicando-se a força F na extremidade inferior da mola na situação ( I ) teremos a situação ( II ), ela sofre uma deformação x. Caso apliquemos uma força 2F ela sofrerá uma deformação 2x conforme situação ( III ). Essas deformações são chamadas de elástica e quando, retirada a força 2F, a mola retorna à situação ( I ).







[pic]

SegundoRobert Hooke “Em regime elástico, a deformação sofrida por uma mola é diretamente proporcional à intensidade da força que a provoca.”



A Lei de Hooke é dada pela equação:


|F = K . ΔX |

Sendo F a intensidade da força, K a constante de proporcionalidade e ΔX a deformação sofrida pela mola.
Admitindo-se que a mola esteja em regime de deformação elástica,o gráfico da intensidade da deformação é o representado a seguir.
Esse comportamento linear dura até o limite de elasticidade da mola. A partir daí, o gráfico assume formas variadas. (DOCA, 1993).




[pic]



3 – MÉTODO EXPERIMENTAL

3.1 – Materiais Utilizados

Os materiais necessários para realização deste experimento são:


• 01 Tripé Standard com sapatasniveladoras;

[pic]

Figura - 1

• 02 Suportes fixos para associação de molas e apoiar o suporte de pesos;


[pic]
Figura - 2






• 02 Molas helicoidais ( tamanho 90 mm cada);



[pic]
Figura – 3• 01 Suporte para peso (de massa 18,0g);



[pic]
Figura – 4



• 04 Massas aferidas (de massa 50,3g cada);


[pic]
Figura - 5





3.2 – Procedimentos Experimentais

3.2.1 - Montar o equipamento conforme figura abaixo;[pic]
Figura - 6

3.2.2 - Medir o comprimento inicial (sem deformação) da mola ([pic]) que no caso foi 90 mm;

3.2.3 - Colocar o suporte de peso de massa 18,0g e montar os quatro cenários abaixo:

I) Suporte + 1 massa aferida;
II) Suporte + 2 massas aferidas;
III) Suporte + 3 massas aferidas;
IV) Suporte + 4 massas aferidas....
tracking img