Lei de coulomb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Lei de Coulomb – Força Elétrica
Por volta de 1775 algumas evidencias experimentais convenceram o físico – químico inglês Joseph Priestley ( 1733 – 1804 ) de que a interação gravitacional – aatração ou a repulsão entre cargas elétricas deveria ser diretamente proporcional ao produto das cargas elétricas , grandeza equivalente a massa na interação gravitacional , e invesarmenteproporcional ao qudrado da distância . Dez anos depois , o físico frânces Charles Augusto de Coulomb ( 1736 – 1806) comprovou experimentalmente aquela previsão teórica e formulou a expressão matemáticaque ficou conhecida como “ Lei de Coulomb ” .
Esta lei diz respeito à intensidade das forças de atração ou de repulsão que agem em duas cargas elétricas puntiformes ( ou seja , cargas dedimensões desprezíveis), quando colocadas em presença uma da outra.
Considere duas cargas elétricas puntiformes, Q1 e Q2 , separadas pela distância d. Se os sinais dessas cargas forem iguais, elasse repelem; se forem diferentes, se atraem. (Figura 1 ) .
Isso se deve à natureza elétrica da interação entre elas. São forças de ação e reação e, portanto, têm a mesma intensidade, a mesmadireção e sentidos opostos. De acordo com o principio da ação e reação, essas forças agem em corpos diferentes e, portanto, não se anulam.
F= k.q1 q2/ d² (valores q1 e q 2 em módulo )
F = Newton → é aforça elétrica entre as cargas
k → é a constante eletrostática no vácuo
q = Coulomb → carga elétrica
d = metro → distância
Q1 e Q2 são cargas elétricas, em módulo, e K é a constante eletrostáticaque, no SI, para as cargas situadas no vácuo, é indicada por K que vale.
K= 9 x 109 N.m2/C2
Por conveniência , o SI adotou como unidade padrão para a eletrecidade o ampére ( A) unidade decorrente elétrica . A partir do ampére é definido o Coulomb ( C ) , unidade de carga elétrica .
Balança de Torção
Nos experimentos para medir as forças elétricas , Coulomb construiu um...
tracking img