Lei de coulomb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Física
Lei de Coulomb

Uni Evangélica – Centro Universitário
Curso de Engenharia Mecânica
Disciplina: Física III



Anápolis – GO
23 de Março de 2012
IntroduçãoNeste trabalho iremos abordar como Charles Augustin Coulomb desenvolveu uma teoria chamada hoje de Lei de Coulomb. Vamos apresentar de forma clara e objetiva as força de interação entre as partículaseletrizadas, e de como as partículas de mesmo sinal se repelem e as de sinais opostos se atraem. Iremos demonstrar de como o físico Coulomb utilizava estas forças em equipamento que ele mesmodesenvolvia. A balança de torção. Este equipamento nos ajudou a entender de como é importante a lei de Coulomb aplicada na engenharia mecânica.

Lei de Coulomb
Na época em que a eletricidade começou a serestudada, e as primeiras máquinas eletrostáticas começaram a ser construídas, não se sabia nem a origem do fenômeno e nem que aplicações úteis poderiam ter. Mas era algo totalmente novo, e as pessoassentiam muita curiosidade a respeito. Inventaram-se então várias "brincadeiras" com eletricidade.
Os trabalhos de Franklin e Dufay, que ocorreram em meados dos séculos XVIII, possuíam apenas aspectosqualitativos sobre os fenômenos elétricos que haviam sido abordados até aquela época. Com apenas aspectos qualitativos, os cientistas acreditavam que não era possível alcançar grandes avanços nosestudos da eletricidade, nesse sentido eles perceberam a grande necessidade da obtenção de relações quantitativas sobre as grandezas envolvidas nos fenômenos elétricos. 
De modo particular, existiagrande preocupação em relacionar quantitativamente a força elétrica com a distância entre dois corpos. Alguns físicos no final do século XVIII perceberam que existiam semelhanças entre a atração elétricae a atração gravitacional, de modo que muitos deles lançaram a hipótese de que a força elétrica poderia variar com o quadrado da distância entre os corpos, assim como na força gravitacional. No...
tracking img