Lei de coulomb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Charles Augustin Coulomb desenvolveu uma teoria que chamamos hoje de Lei de Coulomb. A Lei de Coulomb trata da força de interação entre as partículas eletrizadas, as partículas de mesmo sinal serepelem e as de sinais opostos se atraem.De modo geral, estas forças de atração ou repulsão estáticas têm uma forma matemática muito complicada. No entanto, no caso de dois corpos carregados que têmtamanho desprezível em relação à distância que os separa, a força de atração ou repulsão estática entre eles assume uma forma muito simples, que é chamada lei de Coulomb.
A lei de Coulomb afirma que aintensidade da força F entre duas cargas pontuais Q1 e Q2 é diretamente proporcional ao produto das cargas, e inversamente proporcional ao inverso do quadrado da distância R que as separa.Consideremosduas cargas puntiformes Q1 e Q2, separadas por uma distância d (Figura). Entre elas haverá um par de forças, que poderá ser de atração ou repulsão, dependendo dos sinais das cargas. Porém, em qualquercaso, a intensidade dessas forças será dada por:

 
F – força elétrica entre 2 cargas [ N ]
Ko – constante de Coulomb  Ko = 9 x 109 N.m2/C2
r – distância entre as cargas [ m ]
Princípio daconservação de cargas: a carga total (que é a som algébrica de todas as cargas, sejam elas positivas ou negativas) deve ser conservada. Assim, em um processo de eletrificação de corpos as cargas sãotransferidas de um corpo ao outro, ao invés de serem criadas ou destruídas. Esse processo torna-se ligeiramente diferente quando da aniquilação de um elétron com um pósitron, gerando radiaçãogama.Observe que a carga total permanece nula em todo o processo.

Princípio de quantização de carga. Esse princípio afirma que toda a carga
é múltiplo inteiro de uma carga elementar e, que é, em módulo,igual à
carga do elétron. Não existe um valor de carga menor que e e nem um
múltiplo não inteiro desse valor. O valor de e vale 1,602 x 10-19 C.

BIBLIOGRAFIA
Dicionário de Física: Conceito de...
tracking img