Lei da vacina obrigatoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vocabulário:
Aturdida: desorientada, confusa.
Estopim: elemento desencadeador de uma série de acontecimentos.
Barricada: barreira feita com barricas, carros, portas, moveis, etc., paraobstruir uma rua ou calçada.
Prorromper: manifestar-se de repente.

Doc 1 – Os fatos
“Cheio de apreensões e receios despontou o dia de ontem. [...] As arandelas do gás, tombadas,atravessavam-se nas ruas; [...] os vidros fragmentados brilhavam na calçada; paralelepípedos revolvidos, que serviam de projéteis para essas depredações, coalhavam a via púplica; em todos ospontos, destroços de bondes quebrados e incendiados, portas arrancadas, colchões, latas, montes de pedras mostravam os vestígios das barricadas feitas pela multidão agitada. [...] Muitocedo tiveram inicio os tumultos e as depredações [...] . Pela rua Senhor dos Passos, às 7 horas, numeroso grupo de mais de quinhentas pessoas desceu em direção à praça da República,prorrompendo em gritos hostis à política e à vacinação obrigatória e assaltando os bondes [...]. Foi grande o tiroteio que se travou, caindo logo ao chão, feridas e ensanguentadas, diversaspessoas.”

1) Pouco depois da aprovação da Lei da Vacina Obrigatória, a Revista da Semana trazia essa foto mostrando um bonde virado na Praça da República, no Rio de Janeiro, durante aRevolta da Vacina (novembro de 1904)
A) O que motivou essa revolta?
B) Qual foi a atitude do governo diante desse movimento popular?

Doc 2 – Expulsão dos pobres
2) Entre 1903 e1906, o Rio de Janeiro passou por uma ampla reforma urbana, O desenho “Descendo o Castelo”, em 1905 (abaixo), refere-se ao morro do Castelo, arrasado para dar lugar à avenida Central, hojeavenida Rio Branco (foto do início do século XX, acima). Foi também nessa época que surgiram muitas favelas.

Foto do início do século XX, acima).

“Descendo o Castelo”, em 1905.
tracking img