Etnologia afroamericana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Revoluções importantes da década de 1770 como a Revolução Americana, Revolução Francesa e a Revolução dos Escravos do Haiti causaram profundo impacto na América Espanhola/Portuguesa, não apenas pela força de seus exemplos (libertação do domínio colonial, derrubada de um regime absolutista-monárquico, igualitarismo democrático), mas também por seus impactos geográficos e políticos, fatores quedesencadearam as lutas por independência na América Latina.


O Haiti foi tomado como exemplo principal, tendo em vista sua proximidade com os outros países da América Espanhola e suas similaridades: plantation, regime escravocrata e monarquia absolutista. Das três revoluções seus resultados foram os mais radicais: a derrubada da escravidão e consequentemente a da agricultura de plantation.Os movimentos de independência se originaram, na maior parte, nas periferias, lugares onde havia mais mestiços e mulatos livres do que escravos propriamente ditos. Entretanto estas guerras civis colocaram a escravidão colonial em cheque “desferindo um golpe fatal contra a constituição, e assim como no Haiti, esse golpe foi desferido pelos próprios escravos”, que não só ajudaram a conquistar aindependência de seus países mas lutaram por sua própria liberdade, lançando talvez a primeira onda de reforma social da história latino-americana.

Alguns líderes reconheciam que havia contradições entre a abolição da escravidão e a independência nacional. Em nenhuma parte da América Latina se encontrava movimentos bem organizados contra a escravidão; as forças favoráveis eram bem melhoresquematizadas.

A guerra fortaleceu a possibilidade do escravo de negociar com seu senhor: primeiro, porque reduzia o controle sobre os escravos, o que facilitava nas fugas. Segundo, possibilitou que escravos do sexo masculino conseguissem sua liberdade por meio do serviço militar, e por último o preço destes escravos no exército foi a aprovação de programas de emancipação gradual (Lei dos Sexagenáriose do Ventre Livre). O tumulto da guerra deu aos escravos a chance de buscar pela primeira vez seus próprios objetivos.

As leis do Ventre Livre foram “o resultado tenso e extremamente contestado das guerras de independência direcionadas por senhores de escravos, mas vencidas por escravos”. Os senhores colhiam os benefícios da emancipação gradual, mas o fim da escravidão como instituição estavaclaramente à vista.

Para os países que escaparam da guerra na primeira metade do século XIX (Brasil, Porto Rico e Cuba) a escravidão não só continuou como aumentou em índices nunca vistos, foram os maiores números já registrados para qualquer país latino-americano, e nestes três países o estilo de vida africano, suas práticas culturais e costumes tornaram-se cada vez mais fortes devido a grandepresença de africanos (o que explica uma série de semelhanças nas religiões e movimentos culturais afro-americanos entre Brasil e Cuba).

A abolição em Cuba (1886) não ocorreu de forma diferente do resto da America Espanhola, os escravos usaram da guerra de independência para revindicar sua liberdade. Já no Brasil, a emancipação (1888) ocorreu através da desobediência civil, dos escravos e commovimento o abolicionista baseado na população livre. A guerra foi evitada ao máximo em tais países principalmente pela determinação das elites, as quais não almejavam ver repetida a situação ocorrida no Haiti.

Conscientes dos riscos que traria uma revolução de escravos e sob uma forte presença militar espanhola, as elites cubanas e porto-riquenhas optaram por seguir leais à Espanha. O Brasiltambém não ficou em estado de guerra, mas foram poupados da decisão de se manterem leais a um monarca deposto pela França quando a família real portuguesa fugiu para o Rio de Janeiro.

No Brasil, as primeiras rebeliões de africanos começam na Bahia, em 1809, chegando ao seu auge em 1835 sendo a maior rebelião urbana da história brasileira. Esses levantes se estendem para o resto do país, e nas...
tracking img