Leguminosae adans.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal da Bahia

Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável- ICADS

Curso de Ciências Biológicas

Disciplina Botânica III - IAD085

Orientador: Dr. Jorge Antonio Silva Costa

LEGUMINOSAE Adans.

Isabela Sá Teles de Oliveira

Trabalho apresentado osacadêmicos do Curso de Ciências Biológicas, como parte dos requisitos necessários a obtenção parcial da nota do semestre.

Barreiras – BA
2009

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em um estudo florístico no município de Barreiras, buscando demonstrar a importância depesquisas em sistemática para se conhecer a biodiversidade da região oeste que é pouco conhecido por falta de estudos específicos.
A família Leguminosae (= Fabaceae) pertence à ordem Fabales e está incluída no clado das Eurosídaes I, que compreende 08 ordens e 55 famílias no Brasil, segundo a APGII (2003). Possui distribuição cosmopolita, apresenta cerca de 650 gêneros e aproximadamente 18.000espécies, representando uma das maiores famílias de Angiospermas e também uma das principais do ponto de vista econômico. No Brasil ocorrem cerca de 200 gêneros e 1.500 espécies. Ocorre na sua maioria dos ecossistemas naturais brasileiros na região Amazônia, estado do Goiás, Distrito Federal, Floresta de Restinga e mata Atlântica (Souza & Lorenzi, 2005).
A apresentação da família leguminosae cominteresse econômico é muito grande, como espécies principais destacam- se aquelas utilizadas na alimentação, o feijão (Phaseolus vulgaris), a soja (Glycine max), o amendoim (Arachis hypogaea), ervilhas (Pisum sativum), o grão de bico (Cicer arietinum) e o tamarindo (Tamarindus indica). Outra aplicação das leguminosae e o seu uso na adubação verde considerando a associação com as bactérias fixadoras denitrogênio (Rhizobium) que produzem nódulos nas raízes, algumas espécies são comercializadas com esta função, o feijão-guandu (Cajanus cajan), o lab-lab (lablab purpereus), a crotalária (Cratalaria ssp.) e a alfafa (Medicago sativa), também utilizada como forrageira (Souza & Lorenzi, 2005).
São utilizadas com ornamentais, sendo a principal família utilizada na arborização urbana no Brasil.Onde se destacam a tipuana (Tipuana tipu), a sibipiruna (Caesalpinia pluviosa), o pau-ferro (férrea), o flamboyant (Delonix regia), a pata-de-vaca (Bauhinia variegata), (Souza & Lorenzi, 2005).
O presente trabalho foi solicitado pelo docente Dr. Jorge Costa, do Colegiado de Ciências Biológicas, visando o desenvolvimento da capacidade de pesquisa em sistemática vegetal através do estudotaxonômico e morfológico de uma família de Angiosperma.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

A coleta do material foi feita no dia 20 de agosto de 2009, no campus da Prainha, localizado no município de Barreiras, Oeste da Bahia (coordenadas 12º 8’ 53,3’’S 15º 1’ 23,3’’W), estando inserido no bioma cerrado um local de mata degradada.

No período da manhã o material a ser utilizado na aula, foidevidamente organizado por alguns alunos da turma.

A coleta foi realizada com auxilio de uma tesoura de poda ou podão, onde preferencialmente foi escolhido um ramo que estivesse com flor e fruto, em seguida os espécimes de plantas coletados foram colocados em uma folha de jornal dobrado, identificados com os respectivos nomes dos acadêmicos e posteriormente prensados para secar em estufaa cerca de 40ºC. Parte do material coletado ficou fixada em álcool a 70%, para futuros estudos morfológicos.

Cada acadêmico da disciplina Botânica III ficou responsável por um espécime de angiosperma. Em nosso caderno de campo anotamos alguns caracteres como; coordenadas geográficas, hábito, tamanho relativo da planta, coloração da folha, flor e fruto.

As plantas sofreram um...
tracking img