Planejamento de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento de pesquisa – Uma Introdução
O planejamento de pesquisa como tomada de decisões

Conceituação do termo pesquisa.
O sentido da palavra metodologia tem variado ao longo dos anos. Mais importante, tem variado o status atribuído a ela. De fato, reconhece-se, hoje, que a metodologia não tem status próprio, precisando ser definida em contexto teórico-metodológico. Em outras palavras, asubstituição da busca da verdade pela tentativa de aumentar o poder explicativo das teorias. Nesse contexto, o papel do pesquisador passa a ser o de um interprete da realidade pesquisada. Espera-se, sim, que ele seja capaz de demonstrar – segundo critérios públicos e convincentes – que o conhecimento que ele produz é fidedigno e relevante teórica e/ou socialmente.
A despeito dessasconsiderações, pesquisa visa a produção de conhecimento novo, relevante teórica e socialmente e fidedigno.
Os elementos básicos da pesquisa.
Uma pesquisa implica o preenchimento dos seguintes requisitos:
1) A formalização de um problema de pesquisa;
2) A determinação das informações necessárias para encaminhar as respostas às perguntas;
3) A seleção das melhores fontes dessas informações;
4) A definição deum conjunto de ações;
5) A seleção de um sistema de tratamento das informações;
6) O uso de um sistema teórico para interpretação das informações;
7) A produção de respostas às perguntas formuladas;
8) A indicação do grau de confiabilidade das respostas;
9) A indicação da generalidade dos resultados.
Os efeitos da inexistência de um problema de pesquisa parecem claros e não dependem demuita discussão. Ele precisa existir, mesmo que sob a forma de uma mera curiosidade.
Vez por outra surgem alegações de que a formulação de problemas de pesquisa é uma imposição de metodologias tradicionais. Em resumo, toda pesquisa tem um problema, embora a sua formulação possa variar quanto à natureza ou molaridade.

O pesquisador e o prestar de serviços.
Com a evolução das matrizesepistemológicas, ocorreu uma imersão mais profunda do pesquisador na situação natural, aumentando a relevância dos conhecimentos produzidos. E, também, aumentou o compromisso do pesquisador com a transformação da realidade pesquisada.
O problema é que a imersão na realidade e compromisso com ela não é suficiente para caracterizar a pesquisa. Ao se realizar uma pesquisa, espera-se que o ponto de partidaidentifique um problema cuja resposta não se encontre explicitamente na literatura. A resposta obtida no final da pesquisa deve ser relevante para a comunidade cientifica.
Então, pesquisa e prestação de serviço não se confundem, pois, permanece o fato de que ambas têm objetivos e interlocutores diferentes, que desempenham funções diferentes no processo de desenvolvimento do conhecimento.

O projeto depesquisa.
Uma das dificuldades do projeto de pesquisa diz respeito à peculiaridade de cada projeto. A partir das primeiras decisões tomadas, abre-se caminhos alternativos e o pesquisador deve estar preparado para ser sensível às alterações que se lhe impõem e manter o equilíbrio metodológico.

O problema de pesquisa.
A posição enfatizada aqui é a de que clareza ao problema de pesquisaconstitui um passo fundamental dentro do processo de pesquisar.
Um pesquisador, ao iniciar a pesquisa, fará intervenções na realidade a ser pesquisada e colherá informações com o proposito explicito de localizar o problema de pesquisa ou de detalhar o problema inicial formulado.
Com o intuito de esclarecer, alguns elementos foram introduzidos para nortear o problema de pesquisa:
Área / tema / titulo /sujeito / instituição versus problema de pesquisa.
O ponto de partida de uma pesquisa pode constituir-se de uma intenção ainda imprecisa. O processo de pesquisa é essencialmente dinâmico.
Um dos recursos úteis no detalhamento do problema de pesquisa é o destrinchar da formulação inicial, buscando destacar as respostas que o pesquisador gostaria de obter os aspectos do fenômeno a estudar....
tracking img