Rotinas trabalhistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

As Rotinas Trabalhistas e contabilização são formados por um conjunto de fatores, busca além de relatar os processo de contabilização de uma empresa, transformar os dados em informações, mediante procedimentos próprios.
O tema desenvolvido tem como uma estrutura que procura evidenciar alguns aspectos, componentes e seus fatos e firmados alguns conceitos.

ROTINAS TRABALHISTAS
Asatividades da relação trabalhista estão cercadas de funções importantes que devem ser observadas de forma legal, não apenas pela ótica administrativa, mas pelas obrigações e conseqüências jurídicas que os atos provocam. Atentar para essas obrigações permitirá que a empresa e o empregado possa evitar multas, transtornos operacionais e transmitir mais confiança e segurança na relação de trabalho. AFolha de pagamento, por sua vez, tem função operacional, contábil e fiscal, devendo ser constituída com base em todas as ocorrências mensais do empregado. É a descrição dos fatos que envolveram a relação de trabalho, de maneira simples e transparente, transformado em fatores numéricos, através de códigos, quantidade, referências, percentagens e valores, em resultados que formarão a folha depagamento. O recibo de pagamento de cada empregado é a parcela que contribuirá com a formação da folha de pagamento. Será ele constituído de vencimentos, descontos, demonstração da base de cálculo de INSS, IRRF e FGTS, bem como seus respectivos descontos, e o seu resultado como valor líquido que o empregado receberá.
Contribuição sindical:
Contribuição sindical é obrigatória e deve ser recolhidaanualmente, de uma só vez e paga por todos aqueles que participem de uma determinada categoria econômica ou proficional. Isto é regulamentado pela CTL (Consolidação das Leis do Trabalho), no artigo 578.
Desconto de INSS e IRRF dos empregados:
O desconto de INSS é a contribuição inevitável a todos os empregados. A empresa desconta do empregado e recolhe aos cofres públicos juntamente com a suacontribuição própria. Assim como o INSS, o IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) sobre os rendimentos do trabalho assalariado também é descontado do empregado e recolhido aos cofres públicos.
Faltas:
Falta é a ausência do trabalhor no local de trabalho e durante o período em que deveria desempenhara atividade a que está adstrito, ou seja, são os dias que efetivamente o empregado não compareceu enão houve nenhuma forma que autorizasse o pagamento. Esses dias são utilizados para dedução da base de cálculo do INSS, IRRF e FGTS, também prejudicam no escalonamento das férias e 13º salário, podendo sofrer o desconto dos feriados e domingos em razão da falta.
Horas Extras:
Hora extra consiste no tempo laborado além da jornada diária estabelecida pela legislação, contrato de trabalho ou normacoletiva de trabalho. Quando permitida normalmente é paga com um valor adcional sobre a hora normal de trabalho. Assim, podemos admitir que antes do início, durante o intervalo ou após o fim da jornada, estando o empregado exercendo trabalho ou estando à disposição do empregador, configura-se hora extra.
Pagamento e desconto de RSR:
Repouso semanal é uma medida sócio-recreativa que visa arecuperação física e mental do trabalhador, é uma necessidade de todo ser humano. Todo empregado tem direito ao RSR (repouso semanal Remunerado) de 24 horas consecultivas, preferentemente aos domingos nos limites das exigências técnicas das empresas, nos feriados civis e religiosos, de acordo com a tradição local. O empregado que cumpre sua jornada de trabalho na semana e lhe é garantido um dia dedescanso. O desconto do RSR, deve ser na mesma que ocorreu faltas, ou da semana seguinte, tanto para o DRS ou para o feriado.

Encargos Sociais – INSS parte da empresa e FGTS:
Contribuem para o INSS tanto o empregado como o empregador, de acordo com as regras estabelecidas. Para o empregador, no entanto, fica o ônus do pagamento, à parte empregados como repasse e a parte própria. FGTS é uma conta...
tracking img