Legado da negritude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
5.1 Legado da Negritude*


A Negritude, como movimento literário, político e filosófico, foi influenciada, desde o início, pelo pensamento ocidental, a nível da formulação da sua poesia, programas políticos e provocações filosóficas. Além disso, a Negritude influenciou a mentalidade ocidental, levando-a a pensar em África de forma positiva.[1] Em seguida, a Negritude deu o seu contributopositivo para a busca e construção de uma personalidade africana. A autonomia política governamental foi um dos resultados do ideal dos seus proponentes. Sim, a Negritude engravidou-se de um certo idealismo africano, do desejo, do sonho e dela foi nascendo a autonomia das diferentes áfricas.[2]


Pode-se dizer que a principal importância e mérito da filosofia da Negritude é o facto de que ospróprios Africanos tiveram de defender e de criar a sua própria história como membros activos, afirmando a sua própria identidade e lutando por uma melhor qualidade de vida. Foi e continua a ser o sonho. Foi esta a sua responsabilidade insubstituível a nível da história.


Trata-se de uma responsabilidade porque a Negritude era funcional, no sentido de que respondia à necessidade de osAfricanos serem reconhecidos como “iguais” ou melhor: como parceiros, embora diferentes, claro, da mentalidade europeia.


Ao mesmo tempo, a Negritude foi um empenhamento em satisfazer o desejo de mudança da própria situação, sendo um movimento orientado para a acção, em vista da identidade dos africanos e também, no caso de Senghor, de um consenso cultural pan-humano, que se reflecte no seuconceito Cultura do Universo.


Com o seu conhecimento poético e as suas provocações filosóficas, entre elas a emotividade, a intuição e a intensidade do ritmo, o ideal da Negritude continua a ser relevante, graças ao seu carácter partilhado com o movimento surrealista da época que constitui a postura de recusa[3] da exploração e da busca da liberdade.


Quanto à atitude de recusacremos poder ser, acima de tudo, a expressão de uma atitude crítica frente a qualquer situação que prive um ser humano da sua dignidade. “A Negritude apontou o racismo como uma das barbaridades da cultura ocidental e lançou o desafio, não [...] em favor do próprio Ocidente, mas das suas vítimas.”[4]


Em suma, este direito de recuperar e cuidar da própria identidade e de abrir, de formacrítica, a mente a uma cultura universal, parece ser importante como necessidade histórica, mesmo na presente situação, no limiar do nosso século que se apresenta predominantemente como uma época de mudanças.


A Negritude levantou questões de grande importância para o bem-estar, crescimento e desenvolvimento das nossas áfricas. Muitas questões levantadas por Senghor ainda constituem um verdadeirodesafio para o continente. São tão importantes que representam uma fonte de inspiração, um nascedouro, não apenas para África, mas também para toda a família humana.


O legado negritudista inclui dimensões que merecem destaque e cuidado. Algumas sobressaem pela sua actualidade. Enumeramos abaixo algumas delas, tais como:


1. A reflexão e a referência à necessidade de uma inteligência econhecimento holísticos, tomando em consideração o conhecimento emocional e a “razão-que-abraça-a-realidade”; por outras palavras, trata-se de um convite a incorporar a razão cordial ou humanista, ao lado da razão analítica ou instrumental no discurso e na prática dos humanos. Uma razão instrumental que lidera a tecnologia ou a economia capitalista, se endeusada, ela devora e envenena. A razão cordialnão coloca os humanos em segundo plano. Com a razão cordial, o saber cria maior cuidado para com o “outro”.


2. A busca de uma orientação política africana adequada, baseada na ética e enriquecida de forma criteriosa com experiências ocidentais ou outras;[5] Essa referência à ética faz lembrar e recuar na antiguidade grega, para a qual a política é nada mais que o exercício da virtude....
tracking img