Filosofia africana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Neste trabalho iremos debruçar sobre a filosofia Africana, iremos também conhecer os filósofos africanos e uma das questões mais discutidas entre os pensadores africanos que é a questão do estatuto da oralidade tradicional Africana. Podem considerar-se filosóficos os provérbios, contos tradicionais, dizeres dos sábios africanos entre outros. Será que os mesmos expressamconteúdos que podem considerar-se filósofos?
E qual é a função dos filósofos educados profissionalmente perante os dizeres e provérbios tradicionais? Essas e outras perguntas serram abordadas e esclarecidas. Pois parece haver duas escolas básicas de pensamento acerca deste tema, a primeira sustenta que a filosofia Africana é um pensamento especulativo que subfaz nos provérbios, e nos costumesafricanos.

1. Filosofia Africana
Critica que procura o princípio das culturas africanas, politicas, económicas, revoltas africanas e questione-se sobre a necessidade de particularizar com o objectivo africano.
Já se sabe que o conceito, o que é filosofia, existem muitas filosofias e cada filósofo define-a com base nos problemas do seu tempo, esses podem ser problemas culturais,políticos, económicos.
Filosofia é um pensamento crítico que procura o princípio das coisas, o porquê da sua existência, é um pensamento livre por isso não tem definição única.

1.1. Negação da existência a filosofia e filósofos em África
O representante mais distinto desta escola é John Mbiti autor do livro “ African religion and Philosophy (1969) ”, ele diz que a África emboraexista filosofia Africana, esta encontra-se desenvolvida modernamente no conhecimento e reflexão, em contra partida acentuada a importância do debate e a inevitabilidade do pluralismo: Paulin Hountondji um dos pensadores da segunda escola “ African philosophy, Myth and reality(1974) ”.
Paulim da um parecer especial a importância que tem a escrita na criação de uma tradição filosófica, elementimportante para Paulim é ele nos conceber as obras étno-filosoficas sobre as visões tradicionais africanas com filosóficas a menos que elaboradas por africanos. A obra elaborada pelo missionário Belga Placid Tenples.
Os contos tradicionais contem certos conceitos filosóficos e dão lógica a uma classe típica de literatura filosófica é assim chamada étno-filosofia.
Segundo Paulim Africanreligion and philosophy de Mbiti pertencem ao conjunto de obras etno-filosoficas, pode considerar-se parte da filosofia Africana. Assim surge a crítica de Odera Oruka que um escritor se ajuste organizadamente a tradição filosófica considerando-se filosófica independente da sua nacionalidade.
A filosofia Africana será o produto dos pensadores africanos sem excluir a participação de pensadoresafricanos. Oruka diz que os sábios é que podem nos converter a filósofos porque têm a sua nacionalidade elaborada ao sustento das doutrinas. Estes sábios filosóficos são capazes de submeter a crítica e modificações. Os primeiros estudiosos da filosofia Africana na sua maioria antropólogos nos parecem ter tomado uma consideração a existência dessa classe de pensadores tradicionais. A história daantropologia é contribuir de maneira significativa para a compreensão da natureza da cultura ocidental confronta a sua própria imagem com diferentes sociedades para encontrar ai os seus limites e os seus definidos ou descobrir os limites e os defeitos do outro e confrontei a sua própria imagem. A visão antropológica inscreve-se inevitavelmente em estratégia do tipo político e económico.Reenviam-nos a imagens se nós aparecermos como seres a”irracionais” ”primitivos ou atrasados” é sempre em relação á ”racionalidade” á “ civilização” á modernidade do ocidente, sabemos que a antropologia como a conhecemos hoje, nasceu na segunda metade do século passado e resultado foi a ruptura importante no pensamento e na cultura, no séc. V antes de Cristo( Heródito e tucidide) compreendem o processo...
tracking img