Humanitude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo da minha autoria sobre Humanitude

O conceito de Humanitude infelizmente é uma palavra que não consta no vocabulário de muitos de nós. Até mesmo com os que lidam diariamente com idosos.O conceito humanitude (human de homo do latim, significa Homem mais prefixo itude) é um conceito recente que não conta com mais de 30 anos de existência.

A sua primeira aparição surgiu em 1980 porFreddy Klopfenstein, escritor Suíço usou as seguintes palavras: “Inquietude, solitude, habitude: humanitude.”( KLOPFENSTEIN, F. 1980, pp.)

Albert Jacquard em 1986 quando alertava para a realdimensão do poder que o Homem poderia ter caso usasse, as suas intenções com diferentes fins (inspirado no conceito de negritude, de Léopold Senghor) adverte que essa mesma energia pode ser utilizada deuma outra forma mais positiva, com uma perspectiva evolucionista do desenvolvimento humano, mais preocupada com o homem e com as suas relações estabelecidas entre si.

A Humanitude é “a contribuiçãode todos os homens, de outrora ou de hoje, para cada homem” (Jacquard,1989, p. 163). O saber-ser, a inteligência emocional, o altruísmo, afectividade e sensibilidade de cada um para com o outro.Humanitude é uma escola de pensamento filosófico para a qual o homem está acima de tudo e para a qual o homem constitui o valor supremo, mas difere do Humanismo enquanto  filosofia moral ,conceito denatureza mais antropológica, que nos leva a ver as raízes da nossa condição humana e, por isso mesmo, o que constitui a sua essência” (Margot Phaneuf, inf., Ph. D.)

A humanitude é um legado deacções e experiências que partilhamos, damos e recebemos. É uma rede de partilha de atitudes, gestos e compreensões que aumenta cada vez que uma pessoa abraça ou manifesta outro gesto carinhoso. É umaherança que não deve ser esquecida e que é de grande valor, e só deixará de ter pouco ou nenhum valor quando o homem deixará de ser homem.

Tais gestos e atitudes enchem o coração de quem o pratica e...
tracking img