O futuro dos pedagogos historia da educaçao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISSERTAÇÃO SOBRE
A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO DOS FUTUROS PEDAGOGOS
DE ANTÓNIO NÓVOA
O conhecimento oferecido pela História da Educação será útil para fundamentar aminha prática como educador, respaldando o seu fazer pedagógico. E poderá se constituir em importante instrumento de transformação, conquistas e compromisso. A Historia da Educação sendo uma dasdisciplinas básicas do curso de Pedagogia, sua importância é indiscutível na medida em que fundamenta a prática e fornece subsídios às discussões em torno da problemática educacional, transformando-se noalicerce da formação do futuro pedagogo.
Segundo Antônio Nóvoa o primeiro desafio é a idéia de uma melhor organização da profissão. Os modelos de organização dos professores, e em particular muitosdos modelos sindicais – falo da Europa, que conheço melhor –, não tem sido capazes de atender aos grandes debates da profissão e aos grandes debates da escola. Isto é, eles não se renovaramsufiicientimente ao longo dos últimos 30 ou 40 anos.
Ficaram um pouco prisioneiros de um combate num plano mais macro, que é um plano importante, sobre questões sala - riais, sobre determinadas conquistasdos professores, um plano absolutamente essencial. Mas eles não conseguiram criar um modelo de organização mais centrado nas escolas.
A profissão tem um déficit grande de organização no interiordas escolas. Enquanto que outras profissões conseguiram manter as duas camadas, uma mais macro, a exemplo das grandes ordens dos médicos, dos farmacêuticos ou engenheiros, que conseguiram manter umnível de debate político macro muito forte, mas isso não os impediu de terem modelos de organização nas instituições muito mais fortes do que os nossos. Os modelos de organização dentro das escolas sãomuito débeis, muito burocráticos. E isso nos tem prejudicado muito. É preciso buscar modelos de organização nas escolas que mudem as formas como os professores se organizam como a profissão está...
tracking img