Zumbi dos palmares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Zumbi dos Palmares nasceu no ano de 1655 em Alagoas. Reconhecido como um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial se tornou líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. Esse quilombo estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares emAlagoas. Na época em que foi líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Ali, os negros viviam livres produzindo tudo o que precisavam para a própria sobrevivência.
Zumbi nasceu livre, mas foi capturado e entregue a um padre católico logo que atingiu sete anos de idade. Foi batizado e recebeu o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa emuitos conceitos da religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, quando completou 15 anos abandonou tudo e voltou a viver no quilombo.
No ano de 1675, o quilombo foi atacado por soldados portugueses e Zumbi, ajudando na defesa,   destacou-se como um grande guerreiro. Após uma batalha sangrenta, os soldados foram obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Passadostrês anos dessa batalha, o governador da província de Pernambuco procura o líder Ganga Zumbi para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra,  pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados.
|

Em 1680, Zumbi torna-se líder do quilombo comandando a resistência contra as tropas do governo. No período de sua liderança a comunidade cresce eganha força, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi demonstra habilidade no planejamento e organização do quilombo. 
O bandeirante Domingos Jorge Velho organiza, no ano de 1694, um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigocompanheiro e entregue as tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695. 

Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, Zumbi lutou pela liberdade de culto e pratica da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra. 

“ZUMBI DOS PALMARES” 
 
HeróiNacional, patriarca de Palmares = A história de Zumbi dos Palmares é a história da bravura e da tenacidade do povo negro. Dentre os que mais se destacaram nessa guerra de vida ou morte, travada entre a escravidão e a liberdade, um gênio negro militar se destaca para ombreae-se co “Alexandre”- o Grande, co “César”, com “Aníbal”e, até mesmo “Napoleão”, que foi o vulto de “Zumbi dos Palmares”, Zumbié aquele nenezinho negro, nascido em Palmares, ali pelos idos de 1656. É um dos sobreviventes de um massacre e que foi entregue aos cuidados do “Padre Melo”, em Porto Calvo, com quem conviveu até os 15 anos e aprendeu “astronomia”, “matemática”, “história da Bíblia”e “latim”, chegando a coroinha. 
O “Padre Melo” lhe batizou com o nome de “Francisco”, em homenagem ao Santo que falava com osanimais. Sentindo-se emancipado, “Francisco” parte em busca de seu destino, indo parar em Palmares, quando adota o nome de “Zumbi”. 
Ativo e muito instruído para a época, ganhou a confiança de todos e é nomeado o comandante das armas pelo seu tio “Ganga Zumba”, na ocasião o “Rei Supremo de Palmares”. 
É assim que “Zumbi dos Palmares”entra para a “história” como General mais jovem do Brasil e, quiçá,do mundo, com apenas 19 anos de idade. 
Seu grau de parentesco com os chefes do maior e mais célebre “quilombo”que a historiografia oficial registra, faz deste personagem uma figura mitológica, por sua capacidade de comandar e resistir às inúmeras tentativas de destruição daquele reduto de homens e mulheres livres, encravado nos sertões do Nordeste brasileiro. 
Assim procedendo, com sacrifício...
tracking img