Zumbi dos palmares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE ENSINO MÉDIO AVE BRANCA
HISTÓRIA

ZUMBI DOS PALMARES

TAGUATINGA – DF
NOVEMBRO DE 2011

BIOGRAFIA

Zumbi dos Palmares foi um dos principais representantes daresistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Nascido no estado alagoano no ano de 1655, foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do BrasilColonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. O Quilombo dos Palmares estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, fazparte do município de União dos Palmares, em Alagoas. Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos, os negrosviviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver.
Ele nasceu livre, mas, foi capturado quando com sete anos de idade. Entregue a um padrecatólico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a o português e o latim, também foi convertido ao catolicismo. Porém, aos 15 anos de idade, fugiu e voltou para viver no quilombo.Em 1675, o quilombo é atacado por soldados portugueses. Após uma batalha sangrenta, os soldados portugueses são obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Três anos após, ogovernador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendascontinuariam aprisionados.

Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu“governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e...
tracking img