Ledoc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Mais-valia é o termo usado para designar a disparidade entre o salário pago e o valor do trabalho produzido. Existem muitos cientistas e pensadores sociais que desenvolveram diferentes vertentes para conceber uma explicação para surgimento e o funcionamento do sistema capitalista.

Para Adam Smith, o valor do trabalho agregado ao produto é menor que o valor que a mercadoria poderia ser vendida.David Ricardo afirmava que a questão salarial está ligada às necessidades fisiológicas, isso quer dizer que o valor pago gira em torno das condições mínimas de sobrevivência, ou seja, o ordenado cobre somente o essencial (alimentos, roupas).

De acordo com Werner Sombart, o capitalismo não se encontrava aliado somente à economia, mas à essência da burguesia que emergiu no final da Idade Médiana Europa. Isso propiciou o nascimento de um pensamento burguês que afirmava que para melhor acumular riquezas o principal não era acumular capital.

Karl Marx fez uma análise dialética sobre o tema, afirmou que o sistema capitalista representa a própria exploração do trabalhador por parte do dono dos meios de produção, na disputa desigual entre capital e proletário sempre o primeiro saivencedor. Desse modo, o ordenado pago representa um pequeno percentual do resultado final do trabalho (mercadoria ou produto), então a disparidade configura concretamente a chamada mais-valia, dando origem a uma lucratividade maior para o capitalista.

Por Eduardo de Freitas

4.4 – VALOR DE USO

O valor de uso é a capacidade que um produto tem para satisfazer determinadas necessidades do homem ou dasociedade no seu conjunto, através do uso, do consumo ou para servir de meio de produção de outros bens materiais. Esta capacidade resulta das condições naturais, das características das matérias de que o produto é feito e do trabalho concreto despendido na sua produção. O valor de uso está condicionado pelas propriedades físicas, químicas, biológicas e outras propriedades das coisas e tambémpelas características adquiridas em consequência da actividade humana dirigida a um fim. Algumas coisas satisfazem directamente as necessidades pessoais do homem servindo de objectos de consumo pessoal, como os alimentos ou o vestuário; outras servem como meios de produzir matérias-primas, combustíveis ou ferramentas.
São valores de uso tanto os produtos conseguidos através do trabalho concreto comomuitas outras coisas oferecidas pela natureza. É o caso dos “bens livres” como o ar, a água, a chuva que beneficia a cultura dos campos, a energia solar, o solo virgem, os prados naturais, as florestas bravas, os frutos silvestres, etc. Além destes bens naturais, o valor de uso aparece sob a forma de matéria-prima, de meios de trabalho, de produto de consumo ou de mercadoria. Cada coisa podeconter um ou vários valores de uso. À medida que a ciência e a técnica progridem, o homem descobre novas propriedades das coisas e põe-nas ao seu serviço, aumentando assim a diversidade dos valores de uso. Quanto mais elevada é a produtividade do trabalho, tantos mais valores de uso se criam num tempo determinado.
O valor de uso é uma propriedade inerente a toda a coisa útil, independentemente daforma social de produção. A utilidade de uma coisa faz dela um valor de uso, noção qualitativa não mensurável e não redutível a um valor de troca monetário. A utilidade proporcionada pelo valor de uso pode ser avaliada quer de forma objectiva e geral, quer de forma subjectiva e portanto variável dum indivíduo para outro. A avaliação subjectiva proporciona, directa ou indirectamente, a posse ou autilização dum bem ou serviço, num determinado momento e num determinado contexto social preciso.
O papel do valor de uso altera-se com o modo de produção. Tanto na produção comunal, como na produção tributária ou na produção mercantil, os produtos apresentam-se como valores de uso. Uma coisa pode ser valor de uso sem ser valor, quando não integra trabalho. Quando se transformam em mercadorias têm...
tracking img