Arvore de causa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A UA U L A L A

3

3

Prevenir acidentes é dever de todos
cidente zero! Essa é uma meta que deve ser alcançada em toda empresa. Com a redução dos acidentes poderão ser eliminados problemas que afetam o homem e a produção. Para que isso aconteça, é necessário que tanto os empresários (que têm por obrigação fornecer um local de trabalho com boas condições de segurança e higiene, maquinariasegura e equipamentos adequados) como os trabalhadores (aos quais cabe a responsabilidade de desempenhar o seu dever com menor perigo possível para si e para os companheiros) estejam comprometidos com uma mentalidade preventiva. Prevenir quer dizer ver antecipadamente; chegar antes do acidente; tomar todas as providências para que o acidente não tenha possibilidade de ocorrer. Para atingir essamentalidade prevencionista é necessário saber ouvir, orientar e estar ciente de que...

Introdução

A

Por que prevenir os acidentes? Porque prevenir é mais econômico e sensato que corrigir. Nesta aula serão analisadas as principais medidas preventivas, de alcance individual e coletivo, que visam à proteção do trabalhador.

Nossa aula

O efeito dominó e os acidentes de trabalho
Há muitotempo, especialistas vêm se dedicando ao estudo dos acidentes e de suas causas. Um dos fatos já comprovados é que, quando um acidente acontece, vários fatores entraram em ação antes. Você já observou o que acontece quando enfileiramos pedras de um dominó e depois damos um empurrãozinho em uma delas? Todas as demais, na seqüência, acabam caindo, até a derrubada da última pedra. Podemos imaginar quealgo semelhante acontece quando um acidente ocorre.

Baptista (1974), afirma que Heinrich, em seu livro Industrial Accident Prevention, que em português quer dizer “Prevenção do Acidente Industrial”, sugere que a lesão sofrida por um trabalhador, no exercício de suas atividades profissionais, obedece a uma seqüência de cinco fatores: · · · · · hereditariedade e ambiente social causa pessoalcausa mecânica acidente lesão

A U L A

3

causa mecânica

ambiente social

causa pessoal

acidente

A hereditariedade refere-se ao conjunto de características genéticas, ou seja, transmitidas pelos genes, que passam de uma geração para outra. A cor dos olhos ou o tipo de sangue são exemplos de características físicas herdadas geneticamente. Da mesma forma, certas característicaspsicológicas também são transmitidas dos pais para os filhos, influenciando o modo de ser de cada um. Você já notou com que facilidade uma nova moda se espalha e pega? Ora a onda é usar cabelos longos, ora usar a cabeça raspada. Já houve a época da minissaia, das roupas hippies e hoje impera a moda do “cada um na sua”. Esses exemplos servem para ilustrar quanto o ambiente social, formado pelos grupos depessoas com os quais cada um se relaciona, direta e indiretamente, afeta o comportamento das pessoas. A causa pessoal está relacionada com a bagagem de conhecimentos e habilidades e com as condições de momento que cada um está atravessando. A probabilidade de envolvimento em acidentes aumenta quando estamos tristes ou deprimidos, ou quando vamos desempenhar uma tarefa para a qual não temos opreparo adequado. A causa mecânica diz respeito às falhas materiais existentes no ambiente de trabalho. Quando o equipamento não apresenta proteção para o trabalhador, quando a iluminação do ambiente de trabalho é deficiente ou quando não há boa manutenção do maquinário, os riscos de acidente aumentam consideravelmente. Quando um ou mais dos fatores anteriores se manifestam, ocorre o acidente que podeprovocar ou não lesão no trabalhador.

ambien

te socia

l

causa

pessoa

l

causa

mecân

ica

aciden

te

lesão

O que podemos fazer para evitar que os acidentes ocorram? Exercite sua atenção. Observe os dominós. Uma maneira é controlar os fatores que antecedem o acidente.

lesão

A U L A

3

Não é possível interferir nas características genéticas de uma...
tracking img