Led e nanotecnolgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Led e Nanotecnologia

Anderson Della Vechia


Curso de Engenharia Civil do Instituto Federal do Parana – Campus Palmas
Turma 2010 - 1º periodo
Email: andersonvechia@hotmail.com


Resumo.

Led

Segundo o trabalho do colega Ailton O diodo emissor de luz também é conhecido pela sigla em inlges LED (Light Emitting Diode). Sua funcionalidade básica é a emissão de luz em locais einstrumentos onde se torna mais conveniente a sua utilização no lugar de uma lâmpada. Especialmente utilizado em produtos de microeletrônica como sinalizador de avisos, também pode ser encontrado em tamanho maior, como em alguns modelos de semaforos.

Nanotecnologia

Este trabalho apresentado pela colega Carlise fala do surgimento de um novo ramo do conhecimento humano, qual seja , a nanociência e assuas aplicações práticas , que são as nanotecnologias já presentes no cotidiano das atividades econômicas e industriais, e principalmente na área da construção civil.


Palavras chave: lampada, sinalizador, microeletrônica, nanociência, nanotecnologia,ciência.


Introdução

Os LEDs têm inúmeras vantagens: eles são miniaturizáveis, consomem pouca energia, são inteiramente de estado sólidoe emitem luz nos mais diversos comprimentos de onda, incluindo as cores visíveis, o infravermelho e muito mais.
Sua única desvantagem parece ser a mais óbvia: eles são pontos de luz. Para fazer telas e monitores mais brilhantes e com resolução cada vez maior, o que menos se pode querer são interrupções na luz emitida.
E pontos de luz discretos sempre deixam rastros gerados pelos intervalos entreos diversos pontos, levando a uma queda na eficiência e na qualidade dos produtos finais.
Película de fibra óptica
Assim, como distribuir a luz gerada pelos LEDs ao longo de uma superfície bidimensional, grande o suficiente para atender à fome por polegadas adicionais das TVs mais modernas, e sem perdas.
A solução pode estar em uma película de fibra óptica, capaz de distribuir a luzbidimensionalmente de forma perfeita para todos os efeitos práticos.
Os primeiros protótipos, com resultados promissores, estão sendo fabricados e testados por engenheiros do Instituto Fraunhofer, na Alemanha.
A película, ou filme, possui estruturas superficiais com dimensões na faixa dos micrômetros, e os engenheiros já




conseguiram fabricá-las com até dois metros de comprimento por um metro delargura.
Iluminação plana
Partindo de um substrato flexível, ferramentas especiais de diamante são utilizadas para aplicar as minúsculas estruturas micrométricas e criar uma estampa que brilha por igual em toda a superfície.
O processo funciona de forma parecida com uma impressora matricial, que gera as letras pressionando pequenas agulhas sobre uma fita, passando a tinta da fita para o papel.As minúsculas agulhas, neste caso, aplicam as estruturas de fios de níquel, tão finas quanto um fio de teia de aranha, sobre o substrato.
O equipamento já é capaz de produzir folhas luminosas para backlighting de grandes telas e monitores, bem como para diversas outras aplicações, como a iluminação de interiores de residências ou de automóveis.
Nanotecnologia
A tecnologia conceitua-se como sendoos estudos sistematizados de técnicas a serem aplicados em diversas áreas do interesse humano e que tem instrumentais mais ou menos sofisticados segundo as dimensões espaço temporais da sua existência. Existem tecnologias que mostram técnicas relativamente simples e tecnologias com técnicas altamente sofisticas, dependendo do grau de desenvolvimento das sociedades onde estão inseridas.
Há umaligação muito próxima entre a metodologia e a tecnologia posto que as interações de ambas permitem o desenvolvimento e a realização dos diversos tipos de trabalho humano, quer seja científico ou não.
A metodologia com a sua construção de métodos definem os procedimentos que devem ser seguidos para o término de uma tarefa ou esforço humano. Quando alguém se propõe a construir uma casa deve começar...
tracking img