Learod

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Transgênicos ou organismos geneticamente modificados (OGM's) são seres vivos que tiveram seu material genético alterado por outra forma que não a multiplicação e recombinação natural.

Na natureza é muito mais comum a transferência de material genético ocorrer verticalmente (hereditariedade, constatada primeiramente por Mendel, no século XIX). A transferência horizontal é muito rara, ocorrendocom alguns microorganismos.

No processo de sedentarização do ser humano, com a criação da agricultura, ocorreu à domesticação de plantas selvagens, com a seleção das sementes mais produtivas, mais saborosas e mais adequadas, sendo dados, assim, os primeiros passos para o melhoramento genético, que se estendeu até a atualidade. Ninguém acredita, ou pelo menos deveria acreditar que os alimentosque comíamos, antes da descoberta da transgênese, eram todos encontrados em estado de graça natural. Batata, milho, feijão e outros cereais foram sofrendo processos de melhoramento ou aperfeiçoamento genético que permitiram torná-los não só mais agradáveis ao paladar, como também mais nutritivos e, em alguns casos, transformá-los de venenosos e nocivos à saúde em alimentos ricos e saudáveis, como éo caso da batata e do próprio feijão (VOGT).

Os biólogos moleculares afirmam que a engenharia genética aplicada à agricultura nada é senão uma nova forma de introduzir variabilidade no processo de melhoramento genético. Mas não é correto sinonimizar as expressões modificação genética e engenharia genética[1], como ocorre na mídia (NATERCIA).

O processo de manipulação de genes iniciou-se coma descoberta da estrutura de dupla hélice do DNA, em 1953. Uma década depois foi desvendado o processo pelo qual um gene ordena a produção de determinadas proteínas. O nascimento da engenharia genética aconteceu quando a barreira de transferência de genes de uma espécie para outra bem diferente foi transposta, em 1973, quando os geneticistas norte-americanos Cohen e Boyer inseriram o gene de umsapo em uma bactéria (Agrobacterium tumefaciens), a qual é naturalmente capaz de fazer a transferência horizontal de genes, injetando nas plantas um plasmídeo, que é uma molécula de DNA, fazendo com que as mesmas desenvolvam tumores.

O uso de uma bactéria como vetor ou meio de transporte de um novo gene para dentro de células de outra espécie é um dos métodos usados na transgenia (outransgênese). É usado para a produção de medicamentos e de enzimas para fins industriais, como: produção de insulina, de hormônio do crescimento, de quimosina (enzima usada para a fabricação de queijos), de enzimas que degradam os restos de polpa na fabricação dos sucos de fruta, de outras que fazem com que os pães industriais fiquem mais macios, mais brilhantes ou não endureçam de um dia para outro, deenzimas lipolíticas, usadas em sabão em pó para degradar a gordura. Contra este tipo de produto, não existe grande resistência, uma vez que os microorganismos utilizados ficam restritos ao meio de produção e não entram em contato com o organismo do consumidor e supõe-se que exista uma avaliação cautelosa dos produtos resultantes, segundo protocolos rígidos de segurança. Ainda, evita-se a alergia quepodia ser provocada através do antigo método de produção de insulina, o qual envolvia o uso de pâncreas de bois e porcos sacrificados; poupam-se os estômagos dos bezerros, dos quais se costumava extrair a quimosina, após sacrificar os animaizinhos, obviamente, e as hipófises dos cadáveres não mais precisam ser usadas para a extração do hormônio do crescimento.

Outro método usado é obombardeamento, em altíssima velocidade, das células do vegetal a ser modificado com partículas de DNA, que penetram no núcleo das células, incorporando-se ao seu genoma. Ao ser consumida, a planta transgênica leva para dentro do organismo do consumidor o material geneticamente modificado. No processo de criação de um "transgene", vem junto um gene de resistência a antibióticos, para permitir sua futura...
tracking img