Lean

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
XXV Encontro Nac. de Eng. de Produção – Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 01 de nov de 2005

Utilização de Bloquinhos de Montagem LEGO® para o Ensino dos Conceitos do Sistema Toyota de Produção
Alexandre Ferreira de Pinho (UNIFEI) pinho@unifei.edu.br Fabiano Leal (UNIFEI) fleal@unifei.edu.br Dagoberto Alves de Almeida (UNIFEI) dagoberto@unifei.edu.br

Resumo Este artigo mostra como é possívelfacilitar o aprendizado dos conceitos sobre o Sistema Toyota de Produção. É utilizada uma dinâmica de ensino através de bloquinhos de montagem LEGO® batizada de MIB – Montagem Interativa de Bloquinhos. Esta dinâmica além de abordar os principais conceitos sobre o Sistema de Toyota de Produção, também utiliza os conceitos sobre Just-in-time (JIT), tempo de setup, metodologia 5S e nivelamento deprodução (Heijunka). O artigo descreve as quatro rodadas utilizadas na dinâmica MIB e como os conceitos descritos anteriormente são transmitidos aos alunos. Palavras-Chave: Sistema Toyota de Produção, Ensino de Engenharia de Produção. 1. Introdução A utilização dos bloquinhos de montagem da LEGO® é chamada, pelos professores que a utilizam, de Dinâmica MIB (Montagem Interativa de Bloquinhos). Estadinâmica vem sendo aplicada na Universidade Federal de Itajubá desde Junho de 2003, associada ao tema “Sistema Toyota de Produção”, e é utilizada na graduação e na pós-graduação em Engenharia de Produção desta instituição. A Dinâmica MIB representa um sistema de produção que é inicialmente caracterizado por ser do tipo “empurrado” (quando um trabalho é finalizado num posto, o resultado da operação é“empurrado” para a próxima estação ou para o inventário final), e que, ao final, torna-se um sistema do tipo “puxado” (cada estação “puxa” o resultado da montagem da estação anterior, de acordo com o necessário, e os produtos finais da operação são “puxados” pelo cliente de acordo com sua demanda). Esta dinâmica se caracteriza por ser um modelo de aprendizagem vivencial, pois segundo Kolb (1997) estadinâmica enfatiza a experiência no processo de aprendizagem. Para que ocorra o aprendizado é necessário, que as pessoas se envolvam completa e abertamente em novas experiências concretas. Em seguida, é necessário refletir sobre essas experiências e observá-las a partir de outras perspectivas. Depois, as conclusões obtidas devem ser generalizadas, criando-se novos conceitos que consigam integrar asobservações em teorias lógicas. No final, deve-se transferir, ou mesmo testar, estes conceitos em novas situações, modificando procedimentos, tomando decisões ou resolvendo problemas. O objetivo deste trabalho é descrever a Dinâmica MIB utilizada em sala de aula e demonstrar como os recursos visuais que esta dinâmica proporciona facilita o aprendizado dos alunos de graduação e pós-graduação. Nestadinâmica, as equipes podem tomar diferentes decisões durante suas quatro rodadas e acompanhar os resultados de suas decisões. Também serão abordados, neste artigo, os conceitos envolvidos para a realização desta dinâmica.

ENEGEP 2005

ABEPRO

5525

XXV Encontro Nac. de Eng. de Produção – Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 01 de nov de 2005

2. Sistema Toyota de Produção A partir dos anos 80 odesenvolvimento industrial japonês deu-se principalmente nos aspectos de gerenciamento da qualidade, emprego da automação e técnicas de marketing reverso, ou seja, partindo-se do foco do cliente, chega-se à organização, passando pelo desenvolvimento de novos produtos, novas aplicações para os produtos existentes, novas embalagens, etc., invertendo a rota usual de negócios e estabelecendo o queCoriat (1994) chamou de "Pensar pelo avesso". Entre outras razões, reside um modo de gerir o negócio, subsidiado por uma mudança de paradigma: o Sistema Toyota de Produção e um de seus pilares, o paradigma Just-in-Time. O Sistema Toyota de Produção foi forjado ao longo de vinte anos, incorporando conceitos oriundos da genialidade de seus criadores. Citam-se:
− −

A abordagem sistemática dos...
tracking img