A galinha reivindicativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola__________________________ Data ____/_____/_____ Turno: _________
Aluno(a)__________________________________________________ Série /Ano: ________ Turma: ________
Prof.(a): ________________ Disciplina: Língua Portuguesa



A GALINHA REIVINDICATIVAMillôr Fernandes

Em certo dia de data incerta, um galo velho e uma galinha nova encontraram-se no fundo do quintal e, entre uma bicada e outra, trocaram impressões sobre como o mundo estavamudando. O galo, porém, fez questão de frisar que sempre vivera bem, tivera muitas galinhas em sua vida sentimental e agora, velho e cansado, esperava calmamente o fim de seus dias.
- Ainda bem que vocêestá satisfeito - disse a galinha - E tem razão de estar, pois é galo. Mas eu, galinha, posso estar satisfeita? Não posso. Todo dia pôr ovos, todo semestre chocar ovos, criar pintos, isso é vida? Masagora a coisa vai mudar; pode estar certo que vou levar uma vida de galo, livre e feliz. Há já seis meses que não choco e há uma semana que não ponho ovo. A patroa se quiser que arranje outra paraesse ofício. Comigo não, violão!
O velho galo ia ponderar filosoficamente que galo é galo e galinha é galinha e que cada ser tem sua função específica na vida, quando a cozinheira, sorrateiramente,passou a mão no pescoço da doidivanas e saiu com ela esperneando, dizendo bem alto: “A patroa tem razão: galinha que não choca nem põe ovo só serve mesmo é pra panela”.
Moral da história: Um trabalhopor jornada mantém a faca afastada!

VOCABULÁRIO:

Doidivanas – imprudente, adoidada Jornada – duração do trabalho diário
Específico – próprio Oficio – trabalho, ocupaçãoFilosoficamente – com razões, com motivos Trocar impressões- trocar idéias, trocar opiniões
Frisar – realçar, destacar Sorrateiramente – disfarçadamente, manhosamente
Função – encargo, dever, tarefa...
tracking img