Le corbusier

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento
As Fontes da Arte Moderna – Giulio Carlo Argan



A arte moderna teve iniciou no século passado, na qual não devemos confundir arte moderna com arte contemporânea,pois houve um período de que se pensava que arte para ser arte precisava ser moderna, ou seja, refletir as características e as exigências de uma cultura que se preocupava com próprioprogresso que desejava afastar-se de todas as tradições, voltada para a superação constante de suas próprias conquistas. A arte deste período é também conhecida como “modernista”, a qual eraconsciente da necessidade de desenvolver-se em novas direções, com frequência contraditória em relação às anteriores.
Fazendo um exame e um aprofundamento das possibilidades do homemmoderno ver-se que deviam necessariamente mover-se em duas dimensões - buscar estabelecer como poderia ser a figura e eventualmente a estrutura de um mundo dado exclusivamente comosensação e fenômenos; definir o sentido e eventualidade a finalidade de uma existência humana entendida exclusivamente como sucessão, interferência e contexto de sensações.
No decorrer daarte moderna houve vários movimentos tais como o impressionismo, neo-impressionismo, cubismo, futurismo, dadaísmo, expressionismo, art noveau, fauvismo e surrealismo. Uma dascaracterísticas marcantes da arte moderna é a formação constante de grupos e tendências, cada um dos quais se desenvolve um programa e tende a impor sua própria estética.
O tema da Europa, que jáno fim do século XIX era o tema central da arte moderna, ganhará de quando em quando aspectos e interpretações diversos. Mas o grande problema da arte moderna, ou seja, o problema de umapresença concreta e atuante da arte no mundo da vida social, e de uma constante participação em suas lutas históricas, que permanecera o problema até metade do século passado.
tracking img