LE CORBUSIER

383 palavras 2 páginas
LE CORBUSIER

LE CORBUSIER

Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido por Le Corbusier, foi um
Arquitecto, Urbanista e Pintor Francês de origem Suíça e é considerado um dos mais importantes arquitectos do século XX.

Após pesquisa e análise dos desenhos do Arquitecto Le Corbusier estamos perante o uso dos materias mais simples e práticos como a grafite, a caneta, os lápis de cor e por vezes aguarelas. Durante a pesquisa pude confirmar que o Arquitecto usava uma máquina fotográfica para registar detalhes o que lhe permitia fazer rapidamente uma síntese do que estava a analisar.

Através de registos rápidos no seu caderno, Le Corbusier, desenhou em
Atenas a Acrópole como vista exterior, a sua entrada, plantas e fachadas. O método de Le Corbusier consiste em registar o mesmo motivo em diferentes posições e com tipos de representação diferentes. (como se pode comprovar nos seus desenhos em cima.)

Página 1

LE CORBUSIER

Le Corbusier opta muito pelo desenho em perspectivas lineares ou cónicas, por vezes recorre aos cortes ou a ampliação do pormenor, quando precisa de explicar ou referir algo com mais precisão, ou opta pelo tipo de desenho mais técnico, onde inclui vistas de cima, vistas laterais em axonometrias, cujo desenho é mais usual pelos engenheiros nessa altura.

Neste desenho do Arquitecto, vemos “Pompeia” o interior da casa romana.
Onde o uso do lápis de cor se justifica quando é necessário realçar algum espaço, indicar um percurso ou transmitir alguma ideia suplementar como podemos comprovar no desenho.

Página 2

LE CORBUSIER

A escrita é usada profusamente, por vezes em páginas inteiras, e serve para chamar a atenção para partes essenciais do motivo analisado, para o seu modo de construção, para a cor, o material, as dimensões.
Os seus desenhos dão acesso aos segredos de todo o seu trabalho. Não se podem considerar,

nem

pretendem

ser

considerados,

virtuosos

tecnicamente;

Relacionados

  • FARRELLY LORRAINE FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA CAP 02
    9258 palavras | 38 páginas