Layout

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LAYOUT

TALITA SILVEIRA DA ROSA

RESUMO: O texto a seguir fala sobre os tipos de layout, que uma empresa pode usar para a sua arrumação e, por conseguinte ajudar em solucionar problemas de produção, posicionamento de máquinas, equipamentos e pessoal tendo como objetivo facilitar sempre o processo produtivo.

Palavras-Chave: Organização. Processo. Tempo

INTRODUÇÃO

Layoutcorresponde ao arranjo dos diversos postos de trabalho nos espaços existentes na organização, tendo sempre como objetivo de melhor adaptar as pessoas ao ambiente de trabalho, segundo a natureza da atividade desempenhada, a arrumação dos móveis, máquinas, equipamentos e matérias-primas. O projeto de layout é importante porque com ele pode-se:
- Tornar melhor possível as condições de trabalho das pessoasnas diversas áreas organizacionais.
- Tornar mais simples os fluxos de fabricação ou de tramitação de processos.
- Racionalizar a disposição física dos postos de trabalho, aproveitando todo o espaço útil disponível.
- Minimizar a movimentação de pessoas, produtos, materiais e documentos dentro do ambiente de trabalho.
Sendo assim, são de grande importância, em unidades industriais, seusprodutos e o regime de produção, e no de organizações públicas, a origem do trabalho, seu volume e o fluxo de papéis.














LAYOUT

O Layout corresponde ao arranjo dos diversos postos de trabalho nos espaços existentes na organização, envolvendo, além da preocupação de melhor adaptar as pessoas ao ambiente de trabalho, segundo a natureza da atividadedesempenhada, a arrumação dos móveis, máquinas, equipamentos e matérias-primas. (CURY; 2007, p.396)
Tipos de Layout

De acordo com Cury (2007), os principais objetivos do Layout, são:
- Aperfeiçoar as condições de trabalho do pessoal, nas diversas unidades organizacionais.
- Tornar mais simples os fluxos de fabricação ou de tramitação de processos.
- Racionalizar a disposição física dos postos detrabalho, aproveitando todo o espaço útil disponível.
- Minimizar a movimentação de pessoas produtos, matérias e documentos dentro do ambiente de trabalho.
Segundo Matos (1998), existem três tipos básicos de layout, que de acordo com as necessidades existentes, podem ser misturados entre si, para a obtenção de um melhor resultado.
“Layout Posicional: Por posição fixa ou por localização fixa domaterial. Usado para montagens complexas. O material ou componentes principais ficam em um lugar fixo.” (MATOS,1998).
“Layout Funcional: Por processo. Agrupa-se todas as operações de um mesmo “tipo” de processo.” (MATOS,1998)
“Layout linear: Linha de produção ou por produto. O material é que se move. Uma operação imediatamente adjacente a anterior. Os equipamentos são dispostos de acordo com aseqüência de operações”. (MATOS, 1998)
De acordo com Matos (1998), usa-se Layout posicional quando forem utilizadas máquinas simples, estiverem sendo feitas poucas unidades de cada tipo, e o custo de movimentação for elevado. Usa-se layout funcional quando as máquinas forem de difícil movimentação, variedades de produtos, quando a demanda for pequena. E layout linear quando tiver grandequantidade de peças, a demanda for estável.
“Inegavelmente, e a prática o tem demonstrado, a elaboração de um projeto de layout, na fábrica ou no escritório, pode também ser facilitada com a utilização de algumas ferramentas auxiliares.” (CURY, 2007, p.400).
Um desenho ou planta baixa da área disponível, mostrando a forma e dimensões do espaço existente, a localização de facilidadescomo elevadores, janelas, saídas, colunas, tomadas e outros detalhes físicos.
Gabaritos ou modelos dos itens físicos, como mesas, cadeiras, armários e demais equipamentos. Finalmente, o estabelecimento, pela cúpula da organização, de padrões não só para as áreas destinadas aos gabinetes dos executivos, mas também para os demais empregados, inclusive fixando o tamanho básico dos...
tracking img