Layout

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A preparação, montagem, configuração, ou até mesmo modificação em qualquer ambiente para desenvolvimento de uma atividade quer seja na produção de bens ou prestação de serviços passará inevitavelmente pela etapa de planejamento e execução de um arranjo físico (“lay out”) dos meios disponíveis para que sejam atingidos os objetivos da entidade. Neste contexto, comente a respeito da necessidade eatuação do engenheiro de segurança nos casos dos projetos de arranjo físico nos novos empreendimentos e também nos casos das mudanças de arranjos já em funcionamento.
A preocupação das fabricas é cada vez maior para com as pessoas. Os esforços têm como pressuposto dois fatores: a redução do passivo trabalhista por afastamento causado por acidentes de trabalho e a certeza do aumento de ganhos esolidez na gestão operacional, atuando diretamente na saúde e auto-estima dos seus empregados. Neste contexto, verificamos a necessidade da atuação do engenheiro de segurança nos casos dos projetos de arranjo físico nos novos empreendimentos e também nos casos das mudanças de arranjos já em funcionamento.
As Empresas passam a ter maior atenção com as ações de SMSC (Saúde, MeioAmbiente, Segurança e Relação com a Comunidade). Tais ações são traduzidas em projetos de correção de problemas de ergonomia, projetos de mudanças de layout, implantação de barreiras duras para segregação de pessoas e partes móveis de máquinas e equipamentos, demarcação de forma completa de áreas seguras para pedestres no interior das fábricas, sinalização correta e divulgação eficiente do andamentodos esforços da empresa para com as condições de trabalho das pessoas.
Criar valor agregado para os clientes e acionistas, há muito deixou de estar associado a somente conceitos de valor financeiro ou econômico (KAPLAN & NORTON, 2001). Está associado também à responsabilidade com a saúde e segurança das pessoas da empresa; à proteção e manutenção do meio ambiente; e a atenção para com acomunidade.
No quesito saúde e segurança, muitos esforços nas empresas são voltados para o acidente zero com a redução e eliminação de acidentes ocasionados por operação inadequada ou por operação continuada de equipamentos. O impacto desses acidentes nas pessoas, alguns casos de lesões permanentes, tem efeito em suas famílias e seus amigos e impacta negativamente os resultados dos negócios. Um dosobjetivos do estudo de layout é a redução ou eliminação de condições inseguras e/ou danosas à saúde e segurança das pessoas.
Constitui nesses objetivos tornar prioritário assegurar as Melhorias quanto à segurança e saúde dos empregados e que resulta na redução dos riscos para a saúde do empregado, seja planejando e melhorando as condições ergonômicas gerais das pessoas, disso ocasionará reduçãodo custo de manuseio de materiais.
Outro objetivo do estudo de layout e Adequar o fluxo de máquinas de elevação e transporte de pessoas determinando às restrições da localização dos equipamentos de forma a garantir a melhoria da produtividade das pessoas, máquinas e equipamentos.
Um bom layout irá permitir a facilidade de supervisão e de manutenção dos equipamentos, gerando uma maiordurabilidade e segurança não apenas aos equipamentos, mas principalmente aos trabalhadores.
Para a aplicação bem sucedida das metodologias utilizadas para o estudo de layout, há a necessidade de treinamento aos profissionais que farão parte de uma equipe multidisciplinar onde o Engenheiro de Segurança estará envolvido diretamente fazendo com que todos dominem as técnicas necessárias e gerenciando asaplicações e medições necessárias.
Um Layout bem elaborado, terá como resultado, benefícios diretos e indiretos.
Esse benefício nas instalações industriais significa detalhar a localização de todos os recursos disponíveis, tais como: máquinas, utilidades, estações de trabalho, áreas de atendimento ao cliente, áreas de armazenagem de materiais, corredores, banheiros refeitórios, divisórias...
tracking img