lavanderia hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto







 
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR 
 
 
 
 






CÁSSIO LEITE
ILANA SANTOS
KELLY AMORIM
PAULA ABREU 
 
                       
                             
                             
 
 
 
 
 
ENFERMAGEM EM CENTRO CIRURGICO E CENTRO DE MATERIAL ESTERELIZADO 
HIGENIZAÇÃO E LAVANDERIA 
 
 
 
 
 
 
 
 





SALVADOR- BA
2013
CASSIOLEITE 
ILANA SANTOS 
KELLY AMORIM 
PAULO ABREU 
                      
 
 
 
 
 
 
 
 
ENFERMAGEM EM CENTRO CIRURGICO E CENTRO DE MATERIAL ESTERELIZADO 
HIGIENIZAÇÃO E LAVANDERIA 
 
 
 
 
.


 
 
 
 
 
 
Projeto de Pesquisa apresentado à Universidade Católica do Salvador como requisito parcial para aprovação na disciplina Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de MaterialEsterilizado, sob a orientação da professora Rita Maria Brito Alves Aragão.





SUMÁRIO


1. Introdução-----------------------------------------------------------------------------__

2. Desenvolvimento---------------------------------------------------------------------__

4.Conclusão------------------------------------------------------------------------------__

12. Referências Bibliográficas--------------------------------------------------------__





























1.0 INTRODUÇÃO

A unidade de processamento da roupa de serviços de saúde é considerada um
setor de apoio que tem como finalidade coletar, pesar, separar, processar, confeccionar, reparar, e distribuir roupas em condições de uso,higiene, quantidade, qualidade e conservação a todas as unidades do serviço de saúde.

Exerce uma atividade especializada, que pode ser própria ou terceirizada, intra ou extra serviço de saúde, devendo garantir o atendimento à demanda e a continuidade da assistência. As roupas utilizadas nos serviços de saúde incluem lençóis, fronhas, cobertores, toalhas, colchas, cortinas, roupas de pacientes,fraldas, compressas, campos cirúrgicos,máscaras, propés, aventais, gorros, dentre outros.

As atividades realizadas na unidade de processamento de roupas não se aplicam apenas para roupas provenientes de hospitais, mas também de clínicas médicas e odontológicas e de outros serviços que realizam atividades assistenciais. Ressalta-se que, por serem provenientes de serviços de saúde, as roupasutilizadas nesses locais devem ser enviadas a uma unidade de processamento com especificidades que serão abordadas nesse manual.

Um aspecto que atualmente tem influenciado a prática do processamento de
roupas refere-se à tendência a se terceirizar esse tipo de atividade. Muitos serviços de saúde têm optado por essa prática abstendo-se, assim, da preocupação com a sua administração, além do ganhode espaço físico para outras atividades relacionadas à assistência direta à saúde.


















2.0 DESENVOLVIMENTO

2.1 LIMPEZA HOSPITALAR

A limpeza hospitalar é o processo de remoção de sujidades de superfícies do ambiente, materiais e equipamentos, mediante a aplicação e ação de produtos químicos, ação física, aplicação de temperatura ou combinação de processos.Ao limpar superfícies de serviços de saúde, pretende-se proporcionar aos usuários um ambiente coma menor carga de contaminação possível, contribuindo na redução da possibilidade de transmissão de patógenos oriundos de fontes inanimadas, através das boas praticas em higiene e limpeza hospitalar.
O enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe como integrante da equipe de saúde:A prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral;
A prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados a clientela durante a assistência de enfermagem.
A figura do enfermeiro tem-se mostrado cada vez mais essencial no processo de capacitação de outros funcionários, pois todas as mudanças só são executáveis com o conhecimento...