Laser

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3872 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
laser é um tipo especial de radiação eletromagnética e o termo utilizado para designá-lo se constitui pelas iniciais das seguintes palavras inglesas: “Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation”, que significa “ampliação da luz por emissão estimulada de radiação”.
O laser é formado por um feixe de luz coerente que se concentra numa área pequena e bem definida. Praticamente nãoexiste dispersão - espalhamento - neste feixe luminoso, ao contrário de um lâmpada, cujos raios luminosos se espalham abrangendo grande área. Qualquer substância no interior desse raio evapora instantaneamente.
Sucintamente, o laser funciona da seguinte maneira (Figura 1): quando um átomo se excita suficientemente para alcançar a sua última camada de valência (seu estado excitado ou nível metaestável)ele deixa sua lacuna - seu lugar de origem - vazia, e ao retornar a essa lacuna (não necessariamente o mesmo elétron) emite uma radiação eletromagnética.

O intervalo de tempo em que o elétron permanece fora de sua lacuna pode variar e é esse tempo que determina a dispersão de energia, ou seja, quanto mais tempo permanece fora, menor será sua dispersão quando ele voltar.


São inúmeras aspossibilidades de aplicação do raio laser em diversos setores da ciência, tecnologia, indústria, medicina e em nosso cotidiano. Entre elas, podemos citar:

Nos supermercados, a leitura do código universal de barras, para conferir preços de mercadorias;
Nas telecomunicações, os cabos de fibra óptica, utilizados para transportar sinais de TV e telefones;
Na indústria, para cortar, soldar ouperfurar metais com alta precisão;
Na medicina, para realizar cirurgias de córnea ou endoscopia;
Na informática, em CDs e DVDs, para reprodução de sons e imagens em altíssima fidelidade e sem ruídos;
Na holografia, para obtenção de fotografias tridimensionais de um objeto (holograma);
A utilização do laser permite detectar, ainda, materiais situados abaixo do solo, os poluentes atmosféricos e atévazamentos de oleodutos.

TIPOS DE LASER
Existem dois tipos básicos de lasers: o de impulsos e o de emissão contínua. A diferença entre eles é que o primeiro fornece uma certa energia em um tempo muito pequeno, com uma potência extremamente alta; e o segundo, vai emitindo sua energia aos poucos, com uma intensidade muito menor.
Nos lasers a impulsos (material de estado sólido), a emissão se dáda seguinte maneira: a energia acumulada nos átomos de um rubi, por exemplo, é liberada em um tempo muito curto.
Já nos lasers de emissão contínua (material de estado gasoso) é diferente: a luz é constantemente refletida de um lado para o outro, dentro de um tubo que contém um gás. A cada passagem do feixe de luz, a intensidade aumenta um pouco (se não houver algo que absorva a luz, casocontrário a emissão se amortece).
Dentro desses tipos básicos de lasers, existem outros tipos mais específicos, que distinguem-se segundo o material ativo empregado e o tipo de excitação utilizada para desencadear o processo.
Segundo MATZNER, "...esta luz tipo laser pode ser obtida a partir de substâncias sólidas, líquidas ou gasosas, as quais podem ser estimuladas por 3 formas diferentes:Bombardeamento ótico;
Bombardeamento por RF ou corrente contínua;
Bombardeamento de injeção de uma corrente intensa." (MATZNER,
Nos lasers a partir de substâncias gasosas, encontra-se:
Laser atômico: é aquele que se utiliza da transição de átomos não ionizados entre diferentes níveis de energia.
Laser iônico: é aquele que funciona através da colisão de elétrons em seus átomos, com excitação porcorrente continua ou Rádio Frequência (RF).
Laser molecular: é aquele em que é necessário "quebrar" a molécula do gás para que haja a emissão da luz.
Dentro dos 3 tipos de bombardeamento descritos acima, existem diversos tipos de lasers, tais como:
2.1.1 Laser de CO2:
O laser de CO2 é do tipo molecular. Para excitar as moléculas do gás, o dióxido é misturado com o nitrogênio e com hélio o qual...
tracking img