Laraia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
LARAIA, Roque de barros. Cultura – Um Conceito Antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 21º Ed, 2007.

Cultura – Um Conceito Antropológico –Segundo Laraia (2007) as características genéticas influenciavam na personalidade humana.
Para o autor independente das heranças genéticas, o que prevalece é a cultura regional, o autor cita que até adivisão do trabalho por sexo é um aspecto cultural.
No texto o autor cita o determinismo geográfico que se se refere às diferenças do ambiente em que vivem, e este ambiente reflete na cultura local,ou seja, a uma grande diversidade cultural.
O autor também cita que a partir de 1920, antropólogos como Wisseler, Kroeber, entre outros, contestaram este tipo de determinismo e demonstraram queexiste uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais, e que é possível existir uma grande diversidade cultural localizada em um mesmo ambiente físico.
Laraia (2007) cita no textoEdward Tylor como o criador do termo culture, sintetizado com a palavra alemã Kultur que era usada para simbolizar aspectos espirituais. Dessa forma, cultura era toda possibilidade de realização humana.Laraia também cita que Tylor ao seu modo de preocupar-se com a igualdade existente na humanidade. Tylor explica a diversidade como o resultado da desigualdade, existentes no processo de evolução.Sendo assim uma das tarefas da antropologia era estabelecer uma escala de evolução.
O autor deixa claro que apesar do homem ser um animal, a cultura afasta-o desse aspecto, o homem ao adquirir culturaperde a propriedade animal, tudo o que o homem faz, aprendeu com os seus semelhantes e não tem origem de imposições originadas fora da cultura.

Conclusão: O autor coloca pontos diversos, teoriasdistintas de outros antropólogos, relata que é a cultura que determina, o nosso modo de agir, pensar, viver, falar, expressar... A cultura sofre transformações no decorrer dos tempos e evolução do ser...
tracking img