Laraia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 100 (24756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Roque de Barros Laraia

CULTURA

Um conceito antropológico

18ª edição

Jorge Zahar Editor
Rio de Janeiro

SUMÁRIO

Apresentação 7

Primeira parte · DA NATUREZA DA CULTURA OU DA NATUREZA À CULTURA 9

L O determinismo biológico 17 2. O determinismo geográfico 21 3. Antecedentes históricos do conceito de cultura 25 4. O desenvolvimento do conceito de cultura 30 5. Idéiasobre a origem da cultura 53 6. Teorias modernas sobre cultura 59

Segunda parte · COMO OPERA A CULTURA 65

L A cultura condiciona a visão de mundo do homem 67 2. A cultura interfere no plano biológico 75 3. Os indivíduos participam diferentemente de sua cultura 80 4. A cultura tem uma lógica própria 87 5. A cultura é dinâmica 94

Anexo 1 - Uma experiência absurda 102 Anexo 2 - A difusão dacultura 105 Bibliografia 109 Notas 113

APRESENTAÇÃO

o presente trabalho pretende introduzir o leitor ao conceito antropológico de cultura. Tema central das discussões antropológicas nos últimos 100 anos, o assunto tem se demonstrado inesgotável, razão pela qual aqueles que tiverem o interesse de se aprofundar mais devem recorrer à bibliografia apresentada no final do volume. Destinadoprincipalmente a um público que se inicia no tema, limitamos o alcance deste trabalho evitando muitos dos desdobramentos teóricos que o mesmo tem suscitado. A nossa intenção foi a de elaborar um texto bem didático e, portanto, bastante claro e simples.
Procuramos, na medida do possível, utilizar exemplos referentes à nossa sociedade e às sociedades tribais que compartilham conosco um mesmo território.Isto não impede, contudo, a utilização de exemplos tomados emprestados de autores que trabalharam em outras partes do mundo. Tal procedimento é coerente, desde que o desenvolvimento do conceito de cultura é de extrema utilidade para a compreensão do paradoxo da enorme diversidade cultural da espécie humana.
Para tomar a bibliografia citada mais acessível aos leitores, utilizamos prioritariamente ostextos em suas edições brasileiras, limitando-se as citações em línguas estrangeiras apenas para os casos em que não existem traduções.

7


8 Cultura: um conceito antropológico

o livro está dividido em duas partes: a primeira, que se refere ao desenvolvimento do conceito de cultura a partir das manifestações iluministas até os autores modernos; a segunda parte procura demonstrar como acultura influencia o comportamento social e diversifica enormemente a humanidade, apesar de sua comprovada unidade biológica. A nossa intenção foi de atender às demandas das disciplinas iniciais dos cursos de graduação em antropologia e demais ciências sociais. Para isto contamos com o apoio e o estímulo dos colegas do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, aos quais devemosnossos agradecimentos. Mas um reconhecimento especial é devido a Júlio Cezar Melatti, que tanto insistiu para que realizássemos este trabalho.

Primeira parte

DA NATUREZA DA CULTURA OU DA NATUREZA À CULTURA


Este volume trata da discussão de um dilema: a conciliaçao da unidade biológica e a grande diversidade cultural da espécie humana.l Um dilema que permanece como o tema central denumerosas polêmicas, apesar de Confúcio ter, quatro séculos antes de Cristo, enunciado que "A natureza dos homens é a mesma, são os seus hábitos que os mantêm separados" .
Mesmo antes da aceitação do monogenismo, os homens se preocupavam com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos.
Até mesmo Heródoto (484-424 a.c.), o grande historiador grego, preocupou-se com o temaquando descreveu o sistema social dos lícios:

Eles têm um costume singular pelo qual diferem de todas as outras nações do mundo. Tomam o nome da mãe, e não o do pai. Pergunte-se a um lício quem é, e ele responde dando o seu próprio nome e o de sua mãe, e assim por diante, na linha feminina. Além disso, se uma mulher livre desposa um homem escravo, seus filhos são cidadãos integrais; mas se...
tracking img