Lar henrique liebich

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Visão

INVESTIR NA TRANSFORMAÇÃO DE VIDAS.

Missão

Promover ações, através da prestação de serviços e do Evangelho, visando a transformação da vida de crianças e adolescentes, para um futuro digno e feliz.

Histórico Institucional

A história do Lar da Criança é feita de amor, desafios, lágrimas e vitórias. Teve início em 1955, quando Dona Frida, parteira da região de Monte Alvão/RS,foi atender um parto de uma moça que chegara há um tempo na região, sozinha e grávida, e que fora acolhida por vizinhos dos Liebich. Após o parto, a jovem, em desespero, implorou para que D. Frida ficasse com seu filho recém nascido, pois não tinha condições para cuidá-lo

Dona Frida comovida com a situação, depois de uma semana voltou para buscar o menino que tinha oito dias. Para o casal quejá tinha nove filhos, não foi difícil amar mais um e aceitá-lo como um dos seus.

A oficialização da Instituição aconteceu no dia 11 de fevereiro de 1961 sob o nome de “Orfanato Batista Henrique Liebich” quando já contava com 27 crianças. Com o número de crianças crescendo, cresciam também as dificuldades, exigindo do casal e seus filhos muito esforço e abnegação. Zidrone Liebich a filha maisvelha, ainda residindo na casa dos pais, passou a assumir integralmente a responsabilidade como conselheira e professora das crianças. Como secretária do Lar fez parte da primeira diretoria sendo seu pai, Henrique Liebich, o presidente.

Nos anos 70 , com Henrique Liebich gravemente enfermo, o então Orfanato recebe a visita do Pastor Horst Borkowski, da Alemanha que, tocado pela obra daquele homemsimples, prometeu-lhe e a Deus, dar continuidade ao valioso trabalho iniciado com tanto amor, carinho e dedicação.


Em 1979, Pastor Horst funda a MASA – Ações Missionárias para a América do Sul, que desenvolve ações de ajuda na sustentabilidade ao Lar, sendo até hoje parceira da Instituição. Também neste período, retorna ao Brasil a filha de Henrique e Frida Liebich, Sibila que, juntamente como esposo Pr. Werner Geiger, abraça este trabalho. Pr. Werner trabalhou no Lar, de 1974 a 1979, na função de administrador.

Em 1973 morre Henrique Liebich. Neste mesmo ano a Sociedade Batista de Beneficência TABEA assume a responsabilidade do Orfanato dando continuidade ao sonho que nasceu no coração da família Liebich, passando a denominá-lo “Lar da Criança Henrique Liebich”. Nesta época éadquirida uma propriedade de 40.000m2 em Ijuí para a construção do novo abrigo. Da Prefeitura Municipal de Ijuí recebe mais 6000m2 da área que seria destinada às ruas do respectivo loteamento. No ano de 1976 é inaugurado o primeiro bloco residencial: as casas um e dois.

Em 19 de novembro de 1978, ocorre a inauguração oficial das novas instalações do Lar da Criança, organizada na forma de casaslares, no Bairro Storch, município de Ijuí.

Estrutura física e de atendimento

O Lar da Criança possui 04 casas lares em funcionamento, para atendimento de até 8 crianças e adolescentes por casa, cuidados por uma mãe social, dos zero aos 18 anos, atendendo a todas as exigência da legislação brasileira. Graças à participação da sociedade consegue manter o acolhimento, promover o desenvolvimentosócio-afetivo dos abrigados e prepará-los para o futuro.

Em sua estrutura física, além das 04 casas lares, possui áreas destinadas à administração, cozinha industrial, lavanderia industrial, brinquedoteca, horta, marcenaria, quadra poliesportiva, campo de futebol, pracinha para lazer, depósitos. Nas dependências do Lar também funciona o Núcleo Social Ijuí, que atende crianças da comunidade próximaao Lar em horário inverso à escola.




O atendimento a todas essas crianças e adolescentes é feito por uma equipe multidisciplinar nas áreas de Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia e Fisioterapia. Ainda há muitos voluntários cadastrados pela ONG Parceiros Voluntário e pelo projeto Padrinho Amigo, da própria Instituição. Através deles, o Lar conta com...
tracking img