Laparotomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (4000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS – FACIME – TERESINA/PI

ANA PAULA DE MOURA SOARES
RAISSA ÉRIKA FERREIRA TORRES

PACIENTE EM PÓS-OPERATÓRIO DE LAPAROTOMIA: UM ESTUDO DE CASO

TERESINA – PI
2011
ANA PAULA DE MOURA SOARES
RAISSA ÉRIKA FERREIRA TORRES

PACIENTE EM PÓS-OPERATÓRIO DE LAPAROTOMIA: UM ESTUDO DE CASO

Estudo de caso apresentado áDisciplina de Estágio Curricular Supervisionado I do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí – UESPI – FACIME Teresina/PI, ministrada pela docente, Enf. Samara Fonseca.

TERESINA – PI
2011

“.... Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabampor não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.”
Dalai Lama

1- INTRODUÇÃO

Os ovários são feitos de diferentes tipos de células e todas podem sofrer um processo de malignização transformando-se num tumor, benigno ou maligno. Dos tumores malignos dos ovários, o mais comum é o adenocarcinoma de ovário. Asneoplasias de ovário devem crescer muito até produzirem sintomas para a paciente, o que faz com que a maioria desses tumores seja diagnosticada quando já estão num estágio avançado. Esse é um dos motivos porque esse tumor está relacionado com uma baixa sobrevida.
Segundo o INCA o câncer de ovário é o câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado. Cerca de 3/4 dos tumores malignos de ovárioapresentam-se em estágio avançado no momento do diagnóstico inicial. É o câncer ginecológico de maior letalidade, embora seja menos frequente que o câncer de colo do útero. É a quarta causa de morte por câncer em mulheres.
Algumas estatísticas sobre o Câncer de ovário:

* A taxa de sobrevivência é de 95% se o câncer de ovário for identificado no estágio inicial;
* Somente 25% dos casos decâncer de ovário são diagnosticados na fase inicial;
* Aproximadamente 78% dos pacientes com câncer de ovário sobrevivem cerca de um ano depois do diagnóstico;
* De 95% das pacientes que identificam sintomas do câncer de ovário antes da realização dos exames, 89% tem o diagnóstico confirmado;
* Mais de 80% dos cistos não têm nenhuma conseqüência;
* A utilização de pílulaanticoncepcional por mais de 5 anos, diminui o risco de câncer de ovário em 60%.

FATORES DE RISCO:

Fatores hormonais, ambientais e genéticos estão relacionados com o aparecimento do câncer de ovário. Cerca de 90% dos cânceres de ovário são esporádicos, isto é, não apresentam fator de risco reconhecido. Cerca de 10% dos cânceres de ovário apresentam um componente genético ou familiar. História familiar é ofator de risco isolado mais importante.
O câncer de ovário pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas acomete principalmente as mulheres acima de 40 anos de idade. O quadro clínico é inespecífico, apresentando-se com dor abdominal difusa, constipação, aumento de volume abdominal e dispepsia.
A presença de cistos no ovário, bastante comum entre as mulheres, não deve ser motivo para pânico. Operigo só existe quando eles são maiores que 10cm e possuem áreas sólidas e líquidas. Nesse caso, quando detectado o cisto, a cirurgia é o tratamento indicado.

PREVENÇÃO

As mulheres devem estar atentas aos fatores de risco e consultar regularmente o seu médico, principalmente as mulheres acima de 50 anos. O chamado exame preventivo ginecológico (Papanicolau) não detecta o câncer de ovário, jáque é específico para detectar o câncer do colo do útero.
MARCADORES TUMORAIS

Marcadores tumorais são substâncias detectadas no exame de sangue e que aumentariam na presença de tumores malignos. No caso do ovário estas seriam o CA 125, a Alfa-feto-proteina e o beta-HCG. Estes marcadores têm baixa especificidade com grande número de falsos positivos. Os marcadores são muito úteis no...
tracking img