Lalalala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRIMEIRO SLIDE

Neste obra Norberto Bobbio teve a ajuda de Luigi Bonanate e Michelangelo Bovero, onde recolheu seus principais artigos escritos durante anos sobre o tema direitos do homem.
Na maioria de seus artigos políticos recolhido, o grande problema resumia-se entre democracia e paz pois a proteção e reconhecimento dos direitos do homem está nas Constituições Modernas e a paz é apremissa necessária para a efetiva proteção dos direitos do homem. O sistema de democratização internacional não pode avançar sem ampliar e reconhecer os direitos do homem em cada Estado.
Direitos do homem, democracia e paz são três momentos necessários do mesmo movimento histórico: sem direitos do homem reconhecidos e protegidos, não há democracia; sem democracia, não há paz.
Existem 3 teses sobreo tema encontrada em seu primeiro escrito que Norberto nunca mais se afastou:
Os direitos naturais, são direitos históricos
Nascem no inicio da era moderna, juntamente com a concepção individualista da sociedade
Tornam-se um dos principais indicadores do progresso histórico
Nesta obra são discutidos problemas tanto históricos como teóricos. No plano histórico o autor defendi que os direitosdo homem, por mais fundamentais que sejam, são direitos históricos e sustenta a afirmação que os direitos do homem deriva de uma radical inversão de perspectiva - Estado/cidadão ou soberano/súditos: relação que é encarada, cada vez mais, do ponto de vista dos direitos dos cidadãos não mais súditos, e não do ponto de vista dos direitos do soberano - provocada, no início da era moderna,principalmente pelas guerras de religião através das quais se vai afirmando o direito de resistência à opressão, o qual pressupõe o direito do indivíduo a não ser oprimido, ou seja, a gozar de algumas liberdades fundamentais. 0 caminho contínuo, ainda que várias vezes interrompido, da concepção individualista da sociedade procede lentamente, indo do reconhecimento dos direitos do cidadão de cada Estado até oreconhecimento dos direitos do cidadão do mundo.
Do ponto de vista teórico, o problema do fundamento dos direitos do homem é um problema mal formulado e que todos os carecimentos os ricos proprietários podiam satisfazer por si mesmos: a liberdade religiosa é um efeito das guerras de religião; as liberdades civis, da luta dos parlamentos contra os soberanos absolutos, entre outros.
Os direitosnão nascem todos de uma vez, nascem quando devem ou podem nascer, nascem quando o aumento do poder do homem sobre o homem ou cria novas ameaças à liberdade do indivíduo ou permite novos remédios para as suas indigências: ameaças que são enfrentadas através de demandas de limitações do poder; remédios que são providenciados através da exigência de que o mesmo poder intervenha de modo protetor.SEGUNDO SLIDE

A obra é dividida em três partes:
À primeira parte o autor dividiu em quatro títulos:
• “sobre os fundamentos dos direitos do homem”, abordando a tese de historicidade.
• “Presente e futuro nos direitos do homem”, abordando as várias fases da história dos direitos do homem, de sua proclamação até sua transformação em direito positivo, e de suatransformação em direito positivo no interior de cada Estado até a que tem lugar no sistema internacional.
• "A era dos direitos", abordando o significado da inversão,que seria a passagem da prioridade dos deveres dos súditos à prioridade dos direitos do cidadão, modificando o modo de encarar a relação política, não mais predominantemente do ângulo do soberano, e sim daquele do cidadãonecessitando de uma reformulação dos temas da historicidade e da especificação dos direitos do homem, pois ele passa de homem abstrato para um homem concreto.
• “Direitos do homem e sociedade” abordando a discussão de problemas gerais de teoria e de história dos direitos do homem.
À segunda parte o autor dividiu em três títulos:
• “A Revolução Francesa e os direitos do homem” foi um escrito...
tracking img