Lalalala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tracoma
O tracoma é uma doença oftálmica, que afeta a conjuntiva, córnea[->0] dos olhos e pálpebras, levando a uma inflamação crônica[->1]. A etiologia é bacteriana, uma variedade da Chlamydiatrachomatis, uma bactéria[->2] gram-negativa, intracelular obrigatória e que leva a uma hipertrofia dos folículos, hipertrofia papilar e formação de um pano, que resulta na formação de uma cicatriz e atéem cegueira.
[->3]No Brasil, há relatos de que esta enfermidade foi trazida pelos europeus, no século XVIII, no Nordeste[->4], onde foram estabelecidos diversos focos desta doença. No ano de 1904 oGoverno do Estado de São Paulo proibiu a entrada de imigrantes com tracoma no porto de Santos, mas esta medida durou pouco tempo devido à pressão dos cafeicultores que necessitavam da mão-de-obra vindade outros países. Nos dias de hoje, o Ministério da Saúde promove controle nas regiões de alta prevalência desta doença.
Transmissão
A forma de transmissão desta bactéria se dá pelo contato diretocom secreções oculares, nasais e bucais do indivíduo afetado e também, através de objetos que entraram em contato com as secreções de indivíduos contaminados e até insetos[->5] podem funcionar comovetores mecânicos.
O período de incubação desta bactéria varia de 5 a 12 dias e após este período, o indivíduo começa a apresentar sinais clínicos da doença, que são, inicialmente, lacrimejamento,descarga mucopurulenta, irritabilidade ocular. Quando a doença está mais avançada há a presença de cicatrizes na córnea e conjuntiva, levando há uma deformação das pálpebras, fazendo com que os cíliosfiquem em contato direto com os olhos, prejudicando assim a visão. Há também inchado dos nódulos linfáticos que se localizam próximo aos ouvidos.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito através de exameslaboratoriais, isolando o agente etiológico, ou também, através da sorologia. Na técnica de isolamento do agente, utiliza-se um swab para fazer a raspagem da conjuntiva e o material coletado é corado e...
tracking img