Lakatos, eva maria. marconi marina de andrade. fundamentos de metodologia científica. são paulo: 7ª edição. atlas, 2010 (capítulo 9)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: 7ª Edição. Atlas, 2010 (Capítulo 9)

Pesquisa bibliográfica
Constitui-se de todo o materialescrito, filmado ou gravado que já se tornou público relacionado ao tema de estudo, visa deixar o pesquisador a par de tudo o que foi difundido a respeito do assunto pesquisado. Dispondo desse material opesquisador pode chegar à outra definição do que já foi estudado sobre o tema, dando nova abordagem a solução do problema.
Os tipos de fontes bibliográficas que o pesquisador pode recorrer são: imprensaescrita, meios audiovisuais, material cartográfico e publicações. Essas fontes fornecem muitas informações ao investigador, portanto precisam ser manipuladas e tratadas com procedimentos diferentes,pois os dados provenientes dessas fontes podem ter sido baseados em diretrizes controladas pelo governo, em caso de países com regime totalitário, devido à censura, a influência que tal informaçãocausou na população da região podendo prejudicar os resultados da pesquisa.
Pesquisa de campo
Consiste na observação de fatos ou fenômenos durante a coleta dos dados com a finalidade de obterinformações ou conhecimentos para um problema ou hipótese levantados. Para tal há varias técnicas, como preestabelecer metas que o que deve ser coletado. Para a realização da pesquisa de campo faz-se necessário,primeiramente, a pesquisa bibliográfica sobre o tema, a fim de dar sustentação ao modelo teórico inicial de referencia e também saber o que já foi estudado, falado e quais opiniões foram dadas arespeito. O segundo passo será determinar quais serão as técnicas para a obtenção de dados, certificando-se que as amostras serão suficientes para fundamentar as conclusões.
Tipos de pesquisa
Os tiposde pesquisa são divididos em três grupos: quantitativo-descritivo que visa analisar e traçar as características de fatos ou fenômenos por meio de entrevistas, questionários, formulários e aplicam...
tracking img