Laboratorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1 - Conhecer os aspectos fundamentais da administração do setor de Serviços Sociais. Conhecer o espaço ocupado pelo Serviço Social nas organizações, percebendo as transformações setoriais pelas quais passam as organizações e as relações sociais estabelecidas, planejando as diferentes formas de atuação e seus reflexos na prática profissional. Apreendendo os conteúdos referentes aosinstrumentos utilizados pelo Assistente Social na assessoria, planejamento, organização, coordenação e supervisão de programas sociais. Pensar e refletir sobre os processos administrativos em geral que regem ou conduzem a prestação de serviços. Oferecer subsídios teóricos, críticos e reflexivos sobre as diversas abordagens da Administração. Refletir sobre a administração enquanto elemento habilitador naformação profissional do assistente social para análise e definição nos processos de mudança organizacional.
As teorias organizacionais e os modelos gerenciais na organização do trabalho e nas políticas sociais, Planejamento e gestão de serviços nas diversas áreas sociais. A elaboração, coordenação e execução de programas e projetos na área do Serviço Social. Funções de Administração ePlanejamento em órgãos da Administração pública, empresas e organizações da sociedade civil. Sempre descobrindo oportunidades, antecipando e impedindo problemas, desenvolvendo ações que respondam as questões na organização, compreendendo as incertezas e os riscos que o mercado oferece.

Questão 2 - O planejamento na área social busca utilizar de forma simples o planejamento estratégico, ampliando aparticipação dos vários níveis profissionais existentes dentro da sociedade. A tomada de decisão se torna elemento fundamental, pois corresponde com as diferentes escolhas dentro do processo. Um elemento importante no planejamento dentro da área social é a operacionalização, onde relaciona as atividades necessárias para efetuar as decisões tomadas. Nessa fase o planejador social, ou seja, o assistentesocial deve acompanhar a implantação, o controle e a avaliação do planejamento do projeto social que o mesmo for implantar em determinada instituição pública ou privada. O objeto do planejamento não pode ser tratado separadamente, devem se levar em consideração às propostas que estejam abertas às modificações perante a sociedade, a partir da busca e do levantamento de informações, pode dar início àcoleta de dados, onde o planejador consegue relacionar as informações que já foram anteriormente organizadas, consegue programar as investigações e pesquisar as situações que forem necessárias para que haja um aprofundamento para iniciar a tomada de decisão. A definição dos objetivos e o estabelecimento das metas dão o real sentido e fundamento ao processo de planejamento. O planejamento é umimportante aliado ao exercício do trabalho profissional, pois permite antecipar possíveis e certas mudanças do ambiente externo em que a sociedade está inserida continuamente. O planejamento deve ser tratado como um processo de grande importância ao trabalho profissional, pois é um método aplicado para a intervenção profissional, ou seja, o profissional deve investigar e analisar a realidade paraassim propor uma intervenção eficaz que venha a dar resultados positivos.

Questão 3 - A modernização das práticas industriais requer a integração orgânica do trabalhador, através da mobilização de sua cooperação, constituindo uma outra cultura do trabalho. No âmbito das forças produtivas, no terreno desta ação política, mediada por mudanças nas práticas de organização e gestão do trabalho, que vêmproliferando, nas empresas, as novas requisições e exigências ao Serviço social, que está relacionado com as alterações nos meios de consumo da força de trabalho com as novas estratégias de controle persuasivo e com as políticas de benefícios e incentivos, que pressupõe a formação de um novo comportamento produtivo pautado na participação e no comprometimento do trabalhador com os objetivos...
tracking img