Lab 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Patologia das construções de madeiras
As obras em madeira (tais como estruturas, paredes, pisos, esquadrias, madeiramentos, etc.) apresenta um quadro especial pois é um material orgânico.Normalmente as patologias da madeira são irreversíveis, logo é sempre melhor prevenir do que remediar.
Principais patologias da madeira
1. Abaulamentos
Toda madeira têm deformações mínimas por conta dasecagem que não é uniforme. Porém, quando ocorre muita diferença, além de mau aspecto, podem acarretar na deformação da estrutura e causar tensões não previstas.
Tipo:
a) Encanoamento: peçaforma uma calha.
b) Empenamento: extremidades voltadas para cima em relação a um plano.
c) Arqueadura: flexiona no sentido da largura.
Causas:
a) Esforços excessivos na peça.
b)Retração na secagem ou no desdobramento.
Prevenção:
a) Atenção na fase do desdobramento inicial deixando-o com a umidade inferior a 18%.
b) Introduzir peças de reforço para eliminar tensões quepossam surgir, como reforços metálicos ou de madeira (chapas de compensado, ou seja, chapas com fibras em direções ortogonais).
c) Eliminar a contiuidade de fibras no sentido da força de deformação.d) Respeitar as proporções entre largura e espessura que não devem exeder a 1:5.
e) Evitar a umidade.
2. Defeitos congênitos ou de desdobramento
São defeitos que a madeira já têm em si,tais como nós, quebraduras, fibras desviadas, manchas, ardiduras, etc. ou consequência de mau desdobramento, como os desbitolamentos, quinas mortas, etc.
Tipo:
a) Nós: local onde se desenvolvem osgalhos, a madeira nesse local é mais dura e resinosa, as fibras possuem direção distintas e aderência menor, implicando em ser difícil de serrar, de pregar, pintar, etc. Além de correrem o risco dese destacarem e cairem. Interfere também nas tensões podendo levar a ruptura.
b) Quebraduras: local onde a fibra da árvore foi quebrada na juventude, acarretando em posterior recomposição,...
tracking img