Kurt lewin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DINÂMICA DE GRUPOS

AULA 4 – KURT LEWIN II

Pesquisa – Ação (Action – Research)


            Lewin não subestima a importância da relação indivíduo-grupo (que indubitavelmente existe), mas detém-se na sua análise, nos problemas globais do funcionamento de um grupo. Para ele, esses problemas não são e não podem ser remetidos para os problemas dos indivíduos, mas às necessidades do grupoenquanto unidade (necessidades que depois se tornam objetivos do grupo). Este é um ponto importante, pois muitos autores são unânimes em tratar o grupo como uma unidade.
Lewin estudou as minorias sociais dentro de um contexto psicossocial, para entender como as formas de discriminação e preconceito se reproduziam na sociedade.  Mailhiot (1977) aponta que, no estudo sobre as minorias judiasLewin apresenta suas primeiras concepções sobre a psicologia dos pequenos grupos.
Sua tese, neste estudo, é a de que se o grupo social no qual o indivíduo se insere lhe oferece certo status social, este indivíduo se sentirá mais seguro com relação a si mesmo e com relação aos outros. Porém, se ao contrário, o grupo social não oferecer ao indivíduo um status satisfatório, este indivíduo seráacometido de forte sentimento de insegurança.
O oferecimento ou não de um status social acontece, sobretudo na família, sendo que a estabilidade ou instabilidade emocional de uma criança será determinada principalmente pelo ambiente familiar no qual esta criança está inserida.  Lewin afirma que a auto-depreciação apresentada por alguns judeus era, sobretudo um problema social.
E,conclui que, a pesquisa científica dos problemas relativos ao campo da psicologia das relações inter-grupais deve levar em conta o contexto sócio-cultural em que estas realidades se inscrevem. Assim, uma realidade social, dada a sua complexidade, não pode ser estudada dentro de um laboratório, mas deve ser feita no campo.
Ou seja, a pesquisa em psicologia social só será plenamente válida quandofeita a partir de uma realidade social concreta a modificar. Para ele, toda pesquisa em Psicologia Social deveria fazer referência ao contexto e ter uma abordagem interdisciplinar. A realidade social é multidimensional e, na mudança social, o pesquisador deve partir da compreensão, consentimento e participação dos grupos envolvidos. Dessa maneira, a mudança social envolve um compromisso tantodesses grupos quanto do próprio pesquisador. Daí nasceria o conceito de pesquisa-ação, cuja base é o pequeno grupo.
A metodologia da pesquisa-ação sustenta a idéia de que uma pesquisa social só é válida quando produz transformações na realidade social em que é realizada. Assim, a pesquisa que produz apenas livros não terá nenhum valor visto que apenas poucos sujeitos irão se beneficiar dela.Neste sentido, a pesquisa social deve ser, sobretudo uma ação social. O pesquisador deve conhecer do interior de um campo social, os fenômenos nele existentes a fim de empreender uma tarefa de reestruturação favorecendo e acelerando a transformação deste campo social. Não obstante, a pesquisa social deve obedecer a duas condições essenciais:          
1. Deve operar-se nos pequenos gruposengajados em problemas sociais reais visando modificar a situação social onde procuram atingir seus objetivos;
2. Deve ser realizada por pesquisadores engajados e motivados em relação à mudança que querem introduzir.  Os pesquisadores devem implicar-se pessoalmente no futuro das realidades sociais que tentam explicar sem deixar de objetivarem-se a seu respeito. Daí, a necessidade destespesquisadores em assumir os dois papéis complementares de participante e observador.
Para Lewin a pesquisa-ação deve originar-se a partir de uma situação social concreta a modificar. Os fenômenos de grupo não podem ser observados do exterior e só se tornam inteligíveis ao pesquisador que consente em participar de seu dever, tomando como objeto: os micro-fenômenos de grupos.
Os métodos...
tracking img