Kurt lewin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA ESTRUTURAL EM KURT LEWIN
1. A RUPTURA GALILEANA

Com a publicação em 1931 do artigo “O conflito entre os modos do pensamento Aristotélico e Galileano na psicologia contemporânea”, Kurt Lewin procura situar a psicologia ainda como pré-científica, portanto pré-galileana e, portanto descontinuista.

A continuidade do pensamento do primeiro ao segundo conduz a ruptura ou corteepistemológico designa o ponto do qual uma ciência começa, ou seu ponto de não retorno, trata-se de rupturas intra-ideológicas.

Para Kurt Lewin os conceitos galileano de movimento e repouso (classes, sistemas, histórico e estados) conduz a uma verdadeira análise da totalidade dos fatos (considerando o gestaltismo) na essência dos processos, o que não é possível no conceito aristotélicos, cujosprincípios encerra-se em si mesmos.

2. A TEORIA DE CAMPO

A teoria de campo pode ser entendida como um método de análise das relações de causas e de construção cientifica. Sua compreensão não é tão simples como pode parecer, pois ela não reduz um acontecimento a elementos para em seguida considerá-los isoladamente (reducionista). Mas também não podemos considerar que qualquer acontecimento é aresultante de uma multiplicidade de fatores. Os atributos envolvidos, segundo Lewin são:

a) um método de construções e não de classificação;

b) interesse pelos aspectos dinâmicos dos acontecimentos;

c) perspectiva psicológica e não física;

d) análise de toda a situação;

e) distinção entre problemas sistemáticos e históricos;

f) representação matemática do campo.

3. CAUSALIDADEHISTÓRICA E CAUSALIDADE SISTEMÁTICA

Em 1922, Lewin publica um artigo em que analisa a noção da Física e da Biologia e termina por elaborar um termo chamado de Genidentidade. “Pois a física antes de tudo define seus objetos por sua posição como parte inicial, final e intermediária de um processo”. Isto leva Lewin a estabelecer conceitos sistemáticos e históricos de causalidade (fatos presentes e fatospassados, a gênese histórica e sua dinâmica da situação presente refletida no comportamento).

O aspecto sistemático leva a teorização sobre sistemas abertos e fechados no campo psicológico e a constituição de uma perspectiva temporal do campo desempenhado pela dimensão de realidade-irrealidade.

4. A PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA E O ESPAÇO DE VIDA.

Para os gestaltistas, O métodofenomenológico consiste numa descrição sistemática da experiência imediata, visando a apreensão de sua estrutura essencial. Tal atitude implica numa suspensão de todo e qualquer pressuposto explicativo do fenômeno não devendo, portanto, ser confundida com o método introspectivo que tem por finalidade analisar a experiência imediata em sensações ou elementos. As idéias fundamentais da teoria da Gestalt são ofundamento de todas as investigações do campo da vontade, da afetividade e personalidade, é por ele que Lewin conceitua o “espaço de vida”.

Lewin define o espaço de vida como a totalidade dos fatos (inclusive os processos somáticos) que determinam o comportamento do individuo num certo momento, isto inclui a pessoa e o meio, e representa a totalidade dos eventos possíveis.

O meio físico esocial é considerado psicológico enquanto percebido pela pessoa e tal como é visto por ela.

A função da abordagem fenomenológica é permitir a elaboração de conceitos que expressem adequadamente o fenômeno que se pretende estudar e não teorizar.

5. ESTRUTURA E CAMPO.

A noção de estrutura em psicologia distingue-se em dois aspectos:

1) Epistemológico, em que a consideração de seu objeto deestudo faz parte de um sistema de correlações como uma das características básicas de uma abordagem estrutural em ciência utilizando um formalismo matemático que lhe permite enfocar a estrutura em função de um modelo matemático, geométrico ou dinâmico de relações estruturais;

2) A noção de estrutura pelo ponto de vista ontológico, quando consideramos a própria realidade estudada, não...
tracking img