http://www.youtube.com/watch?v=AE_7UttFJyM&feature=related

Adolescência

Adolescência é a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Com isso essa fase caracteriza-se por alterações em diversosníveis - físico mental e social - e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o capacitem a assumir os deveres e papéissociais do adulto

Psicologia do desenvolvimento

Se, do ponto de vista da psicologia do desenvolvimento, o início da adolescência é claramente marcado pelo início do amadurecimento sexual (puberdade), o seu fim não se define apenas pelodesenvolvimento corporal, mas, sobretudo pela maturidade social - que inclui, entre outras coisas, a entrada no mercado de trabalho e o assumir do papel social de adulto.

A adolescência não é, no entanto, uma fase homogênea. Pelo contrário, é uma fasedinâmica que, para o seu estudo, exige uma maior diferenciação. Steinberg propõe uma divisão em três fases: (1) Adolescência inicial, dos 11 aos 14 anos; (2) adolescência média, dos 15 aos 17 anos e (3) adolescência final, dos 18 aos 21. Essa última fasesobrepõe-se à "juventude" em sentido estrito, que marca o início da idade adulta, definida por Oerter e Montada como a fase entre os 18 e os 29 anos de idade.

Desenvolvimento cognitivo

O desenvolvimento cognitivo é, ao lado das mudançascorporais, uma das características mais marcantes da adolescência. Tal desenvolvimento se mostra, sobretudo através:

• Do aumento das operações mentais;

• Da melhora da qualidade no processamento de informações e

• Da modificação dosprocessos que geram a consciência.

Dessa maneira o adolescente adquire a base cognitiva para redefinir as formas com que lida com os desafios do meio-ambiente, que se torna cada vez mais complexo, e das mudanças psicofisiológicas. As [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 09). Kishimoto, tizuko morchida. jogos, brinquedos, brincadeiras e educação. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Kishimoto-Tizuko-Morchida-Jogos-Brinquedos-Brincadeiras/370873.html

MLA

"Kishimoto, tizuko morchida. jogos, brinquedos, brincadeiras e educação" TrabalhosFeitos.com. 09 2012. 2012. 09 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Kishimoto-Tizuko-Morchida-Jogos-Brinquedos-Brincadeiras/370873.html>.

MLA 7

"Kishimoto, tizuko morchida. jogos, brinquedos, brincadeiras e educação." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2012. Web. 09 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Kishimoto-Tizuko-Morchida-Jogos-Brinquedos-Brincadeiras/370873.html>.

CHICAGO

"Kishimoto, tizuko morchida. jogos, brinquedos, brincadeiras e educação." TrabalhosFeitos.com. 09, 2012. Acessado 09, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Kishimoto-Tizuko-Morchida-Jogos-Brinquedos-Brincadeiras/370873.html.