Resenha livro kishimoto, tizuko morchida. jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 3ª ed. são paulo: cortez, 1999.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 1999.
Os jogos se praticam segundo regras estabelecidas de forma lúdica e a necessidade humana decomunicação da qual as brincadeiras infantis são a primeira manifestação. Quanto à sua importância, todos os tipos de jogos desempenham importante papel no desenvolvimento físico e espiritual doindivíduo. Já o Brinquedo propõe um mundo imaginário, dotado de natureza livre para criança, que varia conforme a cultura de cada uma delas, sendo também objeto essencial que serve como suporte da brincadeiraque pode ser tradicional, por exemplo, incorporando o nosso folclore. Porém, tem caráter simbólico também, o faz-de-conta, que é a forma da criança representar o mundo que á cerca.
O textoinicia-se com uma apresentação, onde a autora nos faz refletir na questão do quanto aprendemos sobre o tema abordado e os quantos ainda têm para aprender, fazendo também um breve relato de como será divididoo assunto.
No capítulo “Jogo e a educação infantil” é relatado o quão difícil é definir o jogo, e de como se podem ter várias interpretações conforme o contexto. Cita também a diferença e osbenefícios de cada jogo com suas especificidades para cada atividade educativa, como por exemplo: Jogo de xadrez que é ideal para se trabalhar regras. A questão do prazer em que o jogador tem em experimentarnovas jogadas, novas situações, ou seja, desta maneira a criança fica menos resistente às mudanças. A autora faz um breve relato da diferença entre jogar xadrez, pular amarelinha e soltar pipa, porexemplo. É enfatizado o fato de a criança aprender brincando, com prazer. Já no capítulo subseqüente “Metáfora e pensamento: considerações sobre a importância do jogo na aquisição do conhecimento eimplicações para a educação pré-escolar” é abordado o aprendizado significativo para que se faça uma melhor leitura de mundo, é através de esquemas de pensamentos que se interpreta o mundo. No...
tracking img