A hierarquia na vida militar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A HIERARQUIA NA VIDA MILITAR

A hierarquia é uma conseqüência normal na vida das pessoas. Ela está presente na família, escola, trabalho e sociedade. Não há como se furtar de sua influência.
A palavra hierarquia, segundo o magistério do maior professor de Direito Administrativo, José Cretela Júnior, foi formada artificialmente sobre as bases fornecidas pelo grego hierós, sagrado, earkia, comando. Assim passou hierarquia (comando sagrado) da linguagem religiosa para a profana1 (particularmente a profana) e, desta, para a terminologia do direito público, acumulando os sentidos de comando, subordinação, escalonação, dependência. O hierarca, o sumo sacerdote, dava unidade à religião, resolvendo dúvidas que eram acatadas pelos fiéis.
No campo jurídico, o superiorhierárquico, também fixa as normas que deverão ser seguidas pelos subordinados. Na vida castrense, hoje muito se tem discutido e até se defendido a idéia de se abandonar essas estruturas, com o que não podemos, de maneira alguma, concordar.
Ao militar, o escalonamento é particularmente indispensável, pois trabalha com comando, com tropa e se a idéia for aceita e a hierarquia deixada de lado,teremos, posso afiançar, um bando de policiais e não de policiais-militares, sem qualquer direção e a baderna estará hospedada em todas as Instituições militares. A Polícia Militar é uma grande pirâmide, cujo vértice é ocupado pelo superior em torno do qual se vão dispondo em graus, cada vez mais baixo, os demais milicianos, até a base, que se constitui no front dessas Organizações. Ali estão os pontasde lança, os homens que mais decidem, que mais gerenciam crises e, por isso mesmo, necessitam ser escravos da lei. Ao Estado não é permitido marginalizar-se para debelar o crime, para garantir a sensação de segurança (já que segurança é utopia). Por isso a submissão aos ditames da hierarquia são absolutamente indispensável, notadamente entre os que fazem o parto nas viaturas, que socorrem osaflitos, ou estaremos mercê dos caos.
A estrutura é perfeita e nos dá a idéia do complexo que é organismo militar, dirigido pelo superior e articulado em todos os seus lados, de maneira que o todo funcione harmoniosamente e de modo uniforme, não deixando que o abismo cresça, permitindo o infortúnio, o fracasso que hoje já assombra perigosamente as estruturas militares. A hierarquia deve sempreprevalecer quer a autoridade superior tenha o poder moral ou não. Não se pode, sob hipótese alguma, permitir comentários de quem quer que seja de que este ou aquele superior seja ou é incompetente para dirigir determinado setor. Esse tipo de crítica não deve jamais ser alimentado por aqueles que ocupam o escalonamento, e em todos os graus, ao contrário devem ser repelidos, rechaçados veementementecom as punições necessárias para que essa secular estrutura, sobreponha-se aos avessos.
Por isso, a esdrúxula2 idéia de que as Organizações Militares podem andar sem o formato da pirâmide hierárquica está muito mais para a patuscada, a pândega, a baderna mesmo, do que para a realização, consecução dos objetivos das Corporações Militares. Necessário é afirmar que a disciplina advém dahierarquia, pois o princípio hierárquico exige uma grande submissão dos subordinados aos superiores, quase sempre sem o questionamento, mesmo não concordando com as decisões. É essa submissão que mantém a Organização organizada.
A hierarquia torna a nossa Polícia Militar mais sólida e ressalta o poder hierárquico - autoridade do superior sobre o subordinado – que deve cumprir as ordens, nointeresse da função. Preciso é compreendermos o sentido do poder hierárquico para entendermos a Corporação. A essa altura não me posso esquivar do conceito de que a hierarquia que vivificamos em nossa centenária Polícia Militar é a relação de coordenação e de subordinação dos órgãos da Instituição e que no plano superior subordinado sofre retaliações e encontra resistências de ambos os seguimentos....
tracking img